Portugal x França foi o jogo mais visto do Mundial

Segundo os dados da MediaMonitor, o jogo Portugal x França foi o que registou maior audiência média no conjunto dos jogos do Mundial 2006 emitidos pela SIC.

Grupo Marktest,  11 julho 2006

Disputado a 5 de Julho de 2006, quarta-feira, o jogo das meias-finais entre Portugal e França foi o mais visto do último Mundial, tendo sido seguido por mais de 3 milhões e meio de portugueses, que assistiram em casa, com uma audiência média de 37.2% e 82.3% de share de audiência

Este valor dá ainda ao jogo a liderança nos programas de televisão, com a melhor marca do ano. O número também supera o máximo registado no ano passado, quando o melhor programa foi o jogo entre o Sporting e o CSKA para a Taça UEFA. Este jogo foi emitido dia 18 de Maio de 2005 pela RTP1 e registou 30.1% de audiência média e 68.4% de share de audiência. Já em 2004, a audiência média mais elevada foi registada no jogo das meias-finais do Euro 2004, com a partida que opôs Portugal à Holanda a obter 40.9% de audiência média e 87.2% de share de audiência, numa emissão da RTP1 a 30 de Junho de 2004.

Segundo os dados divulgados pela Mediametrie, em França, o Portugal x França foi mesmo mais visto do que a final entre França e Itália, que acabou com a consagração dos italianos como campeões mundiais. O jogo entre as nossas duas selecções registou naquele país 39.6% de audiência média e a final obteve 39.5%. Ambos os jogos passaram na TF1.

Em Portugal, nos jogos do Mundial 2006 emitidos na SIC, o que registou maior share de audiência foi o disputado entre Inglaterra e Portugal, nos quartos de final. Disputado no dia 1 de Julho, sábado, o jogo obteve 29.2% de audiência média e 88.1% de share de audiência.

Os resultados de audiência destes jogos estão disponíveis no nosso site, no Dossier Mundial 2006. Observando os dados relativos à estrutura de audiência de cada jogo, é possível apontar algumas curiosidades:

  • Os residentes no Grande Porto, os indivíduos das classes alta e média alta e os indivíduos dos 35 aos 44 anos apresentaram maior afinidade com o jogo entre Portugal e Angola (o que significa que, na composição da audiência do jogo tiveram maior representação do que a que têm face ao total do universo).
  • Os residentes na Grande Lisboa, no Sul e os indivíduos dos 45 aos 54 anos tiveram maior afinidade com o jogo entre o Brasil e a Austrália.
  • Os residentes no Interior, os homens e os jovens dos 15 aos 34 anos observaram maior afinidade com o jogo entre Inglaterra e Paraguai.
  • Os indivíduos da classe social baixa e os mais idosos, com mais de 54 anos, registaram maior afinidade com o jogo entre Portugal e México.
  • As mulheres e os jovens dos 4 aos 14 anos tiveram maior afinidade com o jogo entre Portugal e França.
  • Os residentes no Litoral Norte apresentaram maior afinidade com o jogo entre a Argentina e o México, os residentes no Litoral Centro com o Japão x Brasil, os da classe média com o Itália x França e os da classe média baixa com o Inglaterra x Portugal.

Como última curiosidade, refira-se ainda o caso das mulheres, tradicionalmente mais afastadas do fenómeno futebolístico, que obtiveram maior representação nos últimos três jogos de Portugal: no jogo com a Inglaterra, as mulheres representaram 51.3% da audiência, com a França representaram 53.2% e com a Alemanha, 52.1%.

Para ver as audiências dos jogos do Mundial 2006, consulte o Dossier ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais