86 horas de informação regular sobre o Mundial

Durante o Mundial de Futebol, as televisões nacionais de sinal aberto emitiram mais de 86 horas de informação sobre este torneio, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  13 julho 2006

Entre 9 de Junho e 9 de Julho de 2006, foram 1774 as notícias emitidas sobre o Mundial de Futebol nos programas regulares de informação da RTP1, 2:, SIC e TVI. Estas notícias tiveram 86 horas e 35 minutos de duração, o que equivaleu a 27.8% do total de notícias emitidas no período e a 39.2% da sua duração.

A semana em que Portugal jogou os Quartos de Final foi aquela que registou um maior número de notícias, com 446.

Mas a última semana do torneio foi a que ofereceu maior duração de emissão informativa sobre este assunto, com 22 horas e 20 minutos.

A SIC foi a estação que mais peças apresentou sobre este torneio e que mais cobertura lhe deu em tempo de emissão, com 686 notícias de 36 horas e 12 minutos de duração. Estes valores representaram 38.7% do total de notícias emitidas sobre o Mundial neste período e 41.8% da sua duração.

Foi também na SIC que o tema teve maior relevância, pois representou 42.3% do total de notícias que o canal emitiu neste período e 56.4% da sua duração.

A RTP1 foi o segundo canal com mais informação regular sobre este tema, tendo divulgado 539 notícias de 27 horas e 28 minutos de duração. A TVI passou 517 notícias sobre o Mundial, que tiveram 21 horas e 49 minutos de duração. Pelo contrário, o tema foi motivo de menor número de notícias na 2:, com 32 trabalhos de pouco mais de uma hora de duração, o que representou 5.5% do total de notícias que o canal passou no período e 6.9% da sua duração.

As notícias sobre o Mundial registaram ainda maior audiência média na SIC, com 10.3%. Observou-se também que as notícias sobre este tema foram mais vistas do que a globalidade das notícias emitidas pelos quatro canais neste período. A excepção foi a TVI, onde o tema registou a mesma audiência média do que as restantes notícias que o canal passou neste período.

A análise da cobertura noticiosa considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise, segundo a seguinte Nota Metodológica. Foram apenas analisadas as notícias relativas ao Mundial de Futebol 2006. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Para acompanhar os resultados de audiência dos jogos emitidos em sinal aberto pela SIC, consulte o Dossier Mundial 2006.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais