Índice de Expectativa

As expectativas quanto à situação económica pessoal e do país reveladas pelos residentes no Continente têm vindo a descer nos últimos meses. Se em Julho o índice de expectativa se encontrava nos 43.7 (valor associado a pessimismo moderado) e ainda assim, já em sentido descendente, no mês de Outubro, e de acordo com os dados do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, o valor deste índice não foi além dos 35.1.

A população feminina continua claramente mais pessimista que a masculina, o mesmo acontecendo relativamente à população mais idosa, atingindo esta em Outubro um índice de 30.4.

Como se pode observar no gráfico abaixo, desde Junho de 2003, a população mais jovem, que se situa entre os 18 e os 34 anos tem vindo a apresentar uma quebra no índice de expectativa. Esta faixa etária, que em Julho e Setembro esteve perto de um índice 50 (optmismo moderado), cai em Outubro para um valor de 43.1.

Em termos de população por intenção de voto, a população cuja intenção de voto é PSD, continua claramente menos pessimista que as restantes. É de facto o único grupo a ultrapassar o valor 50. Ainda assim, verifica-se também aqui uma quebra, uma vez em Outubro o índice não ultrapassou 57.5 (Optimismo Moderado).

A população com intenção de voto PS, tem, no referido mês o valor de índice de expectativa mais baixo desde Abril: 24.9, indicador de Pessimismo Acentuado.

No que respeita à divisão por regiões, verificou-se em todas uma quebra, sendo a mais acentuada no Litoral Centro, com um índice de 28.2 (Pessimismo Moderado).

A região do Grande Porto é a menos pessimista com um índice de 39.3. Enquanto isso, a região da Grande Lisboa que em Setembro era a segunda menos pessimista, em Outubro apresentou um valor de 34.9, o que corresponde à segunda maior quebra de índice de expectativa entre Setembro e Outubro.

Contrariando a tendência geral, o Sul foi a única região que viu o seu índice de expectativa subir entre os dois meses (37.7), ficando ainda assim como a terceira região menos pessimista.

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte aqui a Ficha Metodológica.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais