Audiências de Imprensa regional

A Marktest divulgou recentemente os resultados do estudo de audiências de imprensa regional e os seus efeitos já se estão a fazer sentir. Alguns títulos afirmam que o aumento de publicidade os levou já a “cortar” espaço noticioso.

O estudo de audiência de imprensa regional foi desenvolvido pela Marktest para a AIND (Associação Portuguesa de Imprensa) e teve como objectivo último o de estudar a imprensa regional a par da imprensa nacional. A metodologia agora aplicada é pois a mesma do estudo de audiência de imprensa nacional (Bareme Imprensa), sendo assim possível obter os mesmos indicadores e as mesmas aplicações.

Uma das aplicações mais importantes é a que se relaciona com o planeamento de campanhas publicitárias – agora disponível para os títulos regionais e nacionais. Esta aplicação parece estar já a ter os primeiros efeitos. Recentemente, o jornal O Mirante informava os seus leitores das “limitações em termos de espaço” como consequência de um aumento da colocação de publicidade. Segundo o jornal, “o crescimento da procura do jornal pelos anunciantes surge na sequência da divulgação do resultado do estudo de audiências da Marktest”. O artigo completo de O Mirante é reproduzido em baixo.



Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais