Cinema na Tv: análise dos últimos anos

Desde 1999 até Julho de 2006, foi em 1999 que os filmes exibidos na televisão registaram melhor audiência média, numa análise dos dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  7 setembro 2006

Considerando os dados disponíveis para os últimos sete anos relativos à audiência dos filmes emitidos na RTP1, SIC e TVI, vemos como foi em 1999 que eles obtiveram maior índice de audiência média, com 4.0% (conceito de audiência Net - que considera apenas o espaço do programa, excluindo por isso breaks comerciais).

Nos primeiros sete meses de 2006, o género registou 2.9% de audiência média, o mesmo valor observado no ano anterior.

De Janeiro a Julho de 2006, a liderança do género foi ocupada pelo filme Homem Aranha, exibido dia 1 de Janeiro na Matiné de Domingo na TVI, que registou 12.6% de audiência média e 40.0% de share de audiência. Na segunda posição ficou o filme 007-Morre noutro Dia, exibido dia 22 de Janeiro na Matiné de Domingo na TVI, com 12.3% de audiência média e 39.7% de share de audiência. O filme Em Defesa de Sua Majestade, que passou no bloco Chiado Terrasse da SIC no dia 29 de Janeiro foi o terceiro filme mais visto este ano, com 10.7% de audiência média e 30.2% de share de audiência.

Numa análise da afinidade dos vários targets com o cinema televisivo para os primeiros sete meses de 2006, vemos que o género revela grande homogeneidade de comportamento entre a população. A idade e a região são, no entanto, as variáveis que mais diferenças de consumo apresentam.

Os residentes no Grande Porto são os maiores consumidores deste tipo de programas (mais 20% do que a média do universo), seguidos dos indivíduos entre os 45 e os 54 anos (mais 13% do que a média).

Pelo contrário, os jovens dos 4 aos 14 anos são os que menos consomem filmes na Tv, com um índice cerca de 23% abaixo da média do universo.

Nesta análise foi utilizado o software MMW/Telereport da MediaMonitor. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Esta análise foi corrigida no dia 22 de Setembro de 2006.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais