1,4 milhões de portugueses pagam impostos/multas no MB

Segundo os dados do estudo Consumidor da Marktest, são cerca de 1,4 milhões os portugueses que utilizam os caixas Multibanco para pagar os seus impostos ou multas.

Grupo Marktest,  28 setembro 2006

Em 2005, o Consumidor contabiliza 1 396 mil indivíduos que utilizam os caixas Multibanco para pagar os seus impostos ou multas, um número que representa 16.8% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

A utilização deste meio de pagamento de multas e impostos tem aumentado nos últimos anos, passando de 12.3% em 2003 e de 14.5% em 2004 para os 16.8% agora verificados.

Na análise deste indicador, a ocupação e a classe social são as variáveis mais dicriminantes, pois são as que revelam maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos.

Entre os quadros médios e superiores, 39.4% afirma usar o Multibanco para pagamento de multas ou impostos. Também os técnicos especializados e pequenos proprietários apresentam um valor bastante acima da média, com 34.4%.

Na classe alta e média alta também se registam valores elevados, com 33.2% a referir usar os caixas Multibanco para este fim.

Pelo contrário, os mais jovens e os mais idosos, os inactivos e os indivíduos da classe social baixa são os que menos referem ter esta prática.

Uma análise do perfil dos portugueses que utilizam os caixas Multibanco para pagar os seus impostos ou multas mostra ainda que 42.9% deles residem nas regiões da Grande Lisboa ou do Litoral Norte, 60.6% são do sexo masculino, 51.1% têm entre 25 e 44 anos, 65.6% pertencem às classes sociais alta, média alta ou média e 41.5% são quadros médios e superiores ou trabalhadores qualificados.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais