Estudos de mercado: VNU detém 15% do total
Segundo o relatório da Esomar relativo a 2005, a VNU é a maior empresa de estudos de mercado do mundo, com um share de mercado superior a 15% do total.
Grupo Marktest,  26 setembro 2006

placeholder De acordo com a informação recentemente disponibilizada pela European Society for Marketing and Opinion Research (Esomar), o valor global do mercado de estudos de mercado é de 23,3 mil milhões de USD (cerca de 18,2 mil milhões de euros).

Este valor representa um crescimento anual de 5.7% e real de 3.0% (ajustado com a inflação). O crescimento deste mercado estabilizou na Europa e na América do Norte, enquanto a Ásia Pacífico continua a crescer a um ritmo superior às demais regiões.

Cerca de dois terços da facturação global desta indústria são assegurados por cinco mercados: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. A China bateu o record de crescimento real de 25% e estará entre os cinco maiores mercados nos próximos 5 ou 6 anos se continuar a crescer a este ritmo.

Para 2006, a Esomar espera que o mercado continue a crescer de 4 a 6%, impulsionado pelas condições económicas favoráveis e pela procura crescente de estudos multi-nacionais contínuos.

A encabeçar a lista das empresas de estudos de mercado em todo o mundo, está a VNU, com facturação de 3,538 milhões de USD (cerca de 2,760 milhões de euros), o que representa 15.2% do mercado global.

A Taylor Nelson Sofres é a segunda maior, com 1803 milhões de USD (1,406 milhões de euros), seguida pela IMS Health, com 1,755 milhões de USD (1369 milhões de euros).

Estas três empresas são responsáveis por 30.4% do mercado global.

placeholder

No seu conjunto, as 25 maiores empresas de research representam 61.8% do mercado global. Entre elas, as fusões e aquisições desempenharam um papel fulcral em 2005.

A Esomar destaca que, só no ano passado, houve 88 transacções de fusão ou aquisição neste mercado, 44 das quais protagonizadas pelas maiores empresas. Este número contrasta com as 48 transacções ocorridas no ano anterior, 29 das quais envolvendo empresas do Top 25.

No último ano, as três maiores movimentações foram a compra da NOP World pela GfK AG, a compra da MORI pelo IPSOS Group e a compra da J.D. Power & Associates pela McGraw Hill Cos.

Em 2005, o conjunto das operações de fusão e aquisição foi responsável por cerca de metade do crescimento das empresas do Top 25, o que atesta bem a sua importância.

A grande motivação nestes movimentos de fusão e aquisição é a crescente expansão internacional, que esteve na origem de cerca de metade das transacções, na sequência da crescente solicitação por parte dos clientes de empresas com capacidade de recolha global. O aumento de quota de mercado terá estado na origem de 15% destas fusões e aquisições, enquanto a necessidade de estudar produtos e marcas terá motivado cerca de 40% destas transacções.

A Esomar tem como missão a promoção do uso dos Estudos de Mercado e de Opinião para melhorar a tomada de decisão nas empresas e instituições no mundo inteiro. Fundada em 1948, a Esomar reúne 4000 membros em 100 países, tanto clientes como fornecedores de estudos de mercado. Também podem ser encontrados membros da Esomar em agências de media e publicidade, universidades e escolas de gestão, bem como em departamentos e instituições públicas.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR