Notas sobre o jantar-colóquio da Apodemo
Grupo Marktest,  14 novembro 2006

placeholder Realizou-se no dia 2 de Novembro no Hotel Real Palácio, em Lisboa, mais um jantar-colóquio organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (Apodemo).

placeholder Este encontro teve como finalidade transmitir o que se passou na reunião da WIN (World Industry Network, que funciona como uma task-force da ESOMAR), bem como no Congresso da European Society for Marketing and Opinion Research (Esomar), que ocorreu no mês de Setembro em Londres, e que contou com a presença de Maria José Paixão, Presidente da Apodemo, e de Maria Eugénia Retorta, da Consulmark.

A reunião da WIN teve como principal objectivo a apresentação da evolução dos Estudos de Mercado, de que se destaca a facturação do sector, que se estimou a nível mundial, no ano 2005, em 23,313 milhões de dólares com um crescimento de 3,0%.

Nesta reunião, esteve também em causa a "redefinição" do conceito da actividade dos Estudos de Mercado subjacente ao novo código de conduta ICC/ESOMAR, que está em discussão e que será aprovado por referendo em 2007.

O Congresso da ESOMAR ""The Predictive Power of Research" permitiu que o próprio título lançasse para o ar que algo está para acontecer/mudar.

Aparentemente os estudos online estão a emergir como algo de inovador que à primeira vista beneficia o cliente pela maior rapidez de resposta, menor necessidade de investimento e menor necessidade de pessoal. Mas, como resultados, poderá implicar menor reflexão sobre os temas em análise, maior superficialidade e maior standartização.

Estas foram algumas notas sobre o encontro promovido pela Apodemo, onde estiveram presentes técnicos e gestores de empresas de estudos de mercado e também profissionais de empresas suas clientes.

placeholder A Apodemo está entretanto a preparar o Seminário de Estudos Quantitativos sobre: "A Mudança na Dinâmica do Negócio: que desafios para os Estudos Quantitativos?".

Este Seminário irá decorrer no próximo dia 16 de Novembro de 2006, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e contará, entre outros, com a presença de Vitor Cabeça, responsável pelo Departamento de Planeamento de Meios e Formação da Marktest.

Para inscrições neste Seminário ou mais informações sobre este assunto, contactar a Apodemo:

R. Carlos Testa, nº 1, 1º A
1050-046 Lisboa
Tel: 21 315 61 50
Fax: 21 315 61 41

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais