Metade dos pagamentos feitos em dinheiro
Os dados do estudo Basef Banca da Marktest mostram que a maioria dos pagamentos dos portugueses é feita em dinheiro. Mas há diferenças por targets.
Grupo Marktest,  16 novembro 2006

placeholderNa segunda vaga de 2006, o Basef Banca indica que 52.1% dos pagamentos feitos pelos residentes no Continente com 15 e mais anos e posse de conta bancária foi efectuada com dinheiro. Os pagamentos com cartão de débito foram os segundos mais frequentes, representado 34.0% do total.

Os cheques e as transferências bancárias são, segundo o Basef, os terceiros modos de pagamento mais frequentemente utilizados, tendo representado 5.2% do total de pagamentos efectuados. Finalmente, 3.5% destes pagamentos foram feitos com cartão de crédito.

placeholder

Mas a importância dada a cada um destes meios varia de acordo com o perfil sócio-demográfico dos indivíduos.

Assim, contrariamente à tendência geral, os indivíduos entre os 25 e os 44 anos, os das classes sociais alta e média alta, bem como os empregados do comércio, serviços e administrativos, os quadros médios e superiores e os técnicos especializados e pequenos proprietários usam cartão de débito na maioria dos pagamentos que fazem.

Tal como se observa no gráfico seguinte, os indivíduos mais idosos (mais de 64 anos), os das classes mais baixas, os reformados e as domésticas são aqueles onde os pagamentos em dinheiro têm maior peso no total de pagamentos realizados.

Finalmente, os homens, os indivíduos entre os 35 e os 54 anos, os residentes na Grande Lisboa, os das classes sociais mais altas, tal como os quadros médios e superiores e os técnicos especializados e pequenos proprietários são os que revelam maior peso de outros meios de pagamento no total de pagamentos efectuados (cheque, transferência bancária e cartão de crédito).

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados da segunda vaga de 2006 do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt