Maioria vai fazer a passagem de ano em casa

Em sondagem exclusiva para a Marktest.com Notícias, realizada pelo Fonebus da Marktest, os portugueses afirmaram em maioria tencionar fazer a Passagem de Ano em casa.

Grupo Marktest,  19 dezembro 2006

Questionados sobre os seus planos para a noite de passagem de ano, 63.0% dos residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos referiram que iriam passá-la em casa ou na zona de residência habitual.

Pelo contrário, os jovens dos 18 aos 24 anos tencionam, em maioria, fazer a sua passagem de ano fora de casa. Nesta faixa etária, 27.9% diz que vai passar a passagem de ano em casa e 59.5% fora de casa.

No total, 17.1% dos inquiridos diz que irá fazer a Passagem de Ano fora de casa, mas regressará a casa e 8.0% vai aproveitar para passar uns dias fora, havendo ainda 11.8% de indecisos que não sabe o local da sua Passagem de Ano.

A Passagem de Ano será feita em família, indicação dada por 78.2% dos inquiridos nesta sondagem. 25.3% diz que fará a Passagem de Ano com os amigos, 3.1% diz que o fará sozinho, 1.1% com colegas e 2.5% não sabe ou não responde à questão.

Das tradições habitualmente associadas à noite de Passagem de Ano, a de comer 12 passas e pedir 12 desejos é a que mais inquiridos afirmam costumar cumprir: 46.2% de respostas. Beber champanhe foi indicado por 12.7% dos entrevistados e comer/cear pratos ou doces tradicionais por 11.0%. Subir para cima de uma cadeira à meia-noite foi indicado por 3.9% dos indivíduos e bater panelas por 3.8%. Foram ainda referidas uma diversidade de outras tradições, como usar roupa azul, brindar/beber, festejar/festa, lançar/ ver fogo de artificio, dançar, passar a meia noite com dinheiro ou partir copos/louça.

Quanto aos desejos que os portugueses irão pedir ao som das doze badaladas do próximo de dia 31 de Dezembro, a saúde encabeça a lista, uma referência dada por 54.3% dos inquiridos nesta sondagem. 14.2% pedirá paz, 6.8% um ano igual ou melhor que o actual, 4.6% dinheiro e 3.2% felicidade. Seguem-se uma multiplicidade de desejos, como arranjar/mudar de emprego, sorte, ganhar o Euromilhões, amor, sucesso ou alegria.

Este estudo foi realizado no Fonebus da Marktest, entre os dias 7, 12 e 3 de Dezembro de 2006, de acordo com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais