Mais de 22 mil milhões de euros em compras realizadas com pagamento automático
Segundo os dados da SIBS, Lisboa é o concelho com maior número de terminais de pagamento automático.
Grupo Marktest, 6 setembro 2007

placeholder De acordo com os dados da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o valor das compras efectuadas em Portugal, pagas através do sistema de pagamento automático, ultrapassa os 22 500 milhões de Euros.

Lisboa é o concelho com maior número de terminais de pagamento automático (17088), seguido do concelho do Porto e do concelhos de Sintra. Também no que respeita ao número de compras efectuadas com pagamento automático, os lugares cimeiros mantêm-se, tendo estes três concelhos realizado em 2006 mais de 117 milhões de compras pagas através de pagamento automático.

Já em relação ao valor das compras, Lisboa e Porto mantêm a primeira e a segunda posição, respectivamente. Contudo, o terceiro lugar pertence a Cascais. O valor das compras efectuadas nestes três concelhos e pagas através de pagamento automático ultrapassou em 2006 5,6 mil milhões de euros, 25% do valor total em Portugal.

Em Portugal, o valor da compras efectuadas recorrendo ao pagamento automático observou algumas oscilações ao longo de 2006, atingindo o seu pico no mês de Dezembro, onde o valor das compras ultrapassou os 2,5 mil milhões de euros.

Em Fevereiro o valor das compras foi o menor do ano, quando não foi além dos 1,5 milhões de euros.

Em termos médios, estes números equivalem a dizer que, por dia, são pagas neste sistema compras no valor de 62 milhões de euros ou que cada português pagou, em média, 2137 euros por ano (ou 6 euros por dia) nos terminais de pagamento automático do Multibanco.

Esta análise foi realizada com base em informação constante no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais