Barrancos: mais beneficiários de subsídio de desemprego per capita

Segundo os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o concelho de Barrancos é o que apresenta maior número de beneficiários de subsídio de desemprego por mil habitantes.

Grupo Marktest,  11 outubro 2007

Os dados do INE disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest mostram que, em 2005, existiam em território nacional mais de meio milhão de beneficiários de subsídio de desemprego (503 867). Este valor significa que, nesse ano, em cada mil residentes, 48 recebiam este subsídio.

Segundo estes elementos, Vila Nova de Gaia e Lisboa eram os concelhos com maior número de beneficiários de subsídio de desemprego. Em Vila Nova de Gaia contabilizavam-se 21 467 beneficiários e em Lisboa, 20 563.

Sintra, Porto, Guimarães e Matosinhos estão entre os cinco concelhos com maior número de beneficiários deste subsídio.

Por regiões, é o Litoral Norte que apresenta o maior número destes beneficiários, com mais cem mil (108 720). O mapa concelhio confirma esta afirmação, pondo em evidência os concelhos limítrofes de Lisboa e Porto com maior número de beneficiários de subsídio de desemprego.

Já a análise do peso que estes beneficiários têm nos efectivos populacionais de cada concelho mostra um mapa diferente, colocando Barrancos no topo dos concelhos com maior número de beneficiários de subsídio de desemprego por 1000 habitantes.

Neste concelho alentejano, que é simultaneamente o que apresenta o mais baixo índice de poder de compra regional do Continente, mais de 10% da sua população recebe este subsídio, um valor mais de duas vezes superior à média nacional. Em Barrancos, em cada mil habitantes, 110 beneficiam de subsídio de desemprego.

Com um peso superior a 10%, encontramos ainda os concelhos de Fronteira e Manteigas, onde, por cada 1000 habitantes, 106 e 101, respectivamente, recebem este subsídio.

Por regiões, é o Grande Porto que apresenta o maior número de beneficiários por mil habitantes (68.18), ao contrário dos Açores, com 22.16 beneficiários por mil habitantes. O mapa concelhio permite ver como os concelhos do Grande Porto e também os do Alentejo apresentam valores bastante acima da média nacional.

Esta análise foi realizada com base em informação constante no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais