Residentes no distrito do Porto com maior afinidade com a rádio

De acordo com os resultados do estudo Bareme Rádio da Marktest, os residentes no distrito do Porto são os que apresentam maior audiência acumulada de véspera, registando por isso maior afinidade com a rádio.

Grupo Marktest,  7 fevereiro 2008

O Bareme Rádio 2007 contabiliza, no Continente, 4 535 mil residentes com 15 e mais anos que costumam ouvir rádio (referência: ouviram na véspera), um número que representa 54.6% do universo em análise.

Os residentes no distrito do Porto são os que apresentam o valor mais elevado para este indicador. Aqui, são 60.2% os que costumam ouvir rádio (véspera).

Pelo contrário, no distrito de Portalegre encontramos as taxas de audiência acumulada de véspera mais baixas, com 43.1%.

Depois do Porto, são os residentes no distrito de Braga que evidenciam valores mais elevados, com 59.7% de audiência acumulada de véspera, a que se seguem os residentes no distrito de Aveiro, com 56.5%, de Castelo Branco, com 56.2%, e de Leiria, com 55.6%. Os residentes nos distritos de Lisboa, Viana do Castelo e Coimbra apresentam também um índice superior à média do universo, com 55.2% (os dois primeiros) e 55.1% (o terceiro).

Comparando a audiência acumulada de véspera dos Grupos de Rádio em cada distrito com a observada no Universo, através do índice de afinidade, vemos como cada Grupo tem uma geografia específica (expressa nos mapas seguintes).

Assim, as rádios do Grupo Renascença obtêm maior afinidade entre os residentes nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Coimbra, regiões onde estas estações são mais escutadas do que na média do universo.

As estações da Media Capital Rádio encontram maior afinidade junto dos residentes dos distritos de Évora, Santarém e Lisboa.

Faro, Coimbra e Viana do Castelo são os distritos onde as estações do Grupo RDP registam maior afinidade, ao passo que, para a TSF, os maiores índices de afinidade são encontrados nos distritos de Lisboa, Porto e Coimbra.

A análise tem como base os resultados do ano de 2007 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Digital Week

    Organizado pela ACEPI, este evento tem como objetivo, entre outros, a promoção da transformação digital em Portugal.

    21 a 25 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    geral@acepi.pt

  • Portugal Digital Summit

    Esta iniciativa da ACEPI, integrada na Portugal Digital Week terá como país convidado, a Alemanha.

    22 e 23 de outubro de 2019

    ACEPI - Associação da Economia Digital

    Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

    geral@acepi.pt