Um quinto da publicidade em quatro programas de Tv
De acordo com os dados a preços de tabela da MediaMonitor, mais de um quinto do investimento publicitário realizado nos nove primeiros meses de 2008 concentrou-se em apenas quatro programas de televisão.
Grupo Marktest, 21 outubro 2008

placeholder Entre Janeiro e Setembro de 2008 foram colocadas 561 692 inserções publicitárias na RTP1, RTP2, SIC e TVI. Este valor exclui autopromoção dos canais, considerando apenas a publicidade comercial.

Metade deste valor foi direccionado a 29 programas, do total de 920 exibidos por estes canais no período em análise.

Na liderança em número de inserções publicitárias esteve o programa das manhãs da TVI apresentado por Manuel Luís Goucha, Você na TV!, que atraiu mais de 24 mil inserções publicitárias, 4.4% do total. Na segunda posição desta tabela ficou o Diário da Manhã, da mesma estação, com cerca de 22 mil inserções, 3.9% do total e na terceira posição ficou outro programa da TVI, As Tardes da Júlia, apresentado diariamente por Júlia Pinheiro, responsável por mais de 16 mil inserções, 2.9% do total.

Os três programas com maior número de inserções publicitárias passaram assim na TVI, que foi ainda responsável por mais 4 posições do top 15 em inserções. A SIC colocou outros 7 programas neste top, enquanto a RTP1 esteve representada pelo Bom Dia Portugal (em 5º).

placeholder

Já em investimento publicitário realizado a preços de tabela, vemos que os quatro primeiros programas da tabela representaram mais de um quinto (22.1%) do volume total investido neste meio nos primeiros nove meses deste ano. Nos três primeiros lugares estão três novelas da TVI.

A liderança coube a Fascínios, que foi responsável por 6.9% do investimento publicitário realizado neste período. A Outra, outra novela da TVI, ficou na segunda posição, com 5.6% da publicidade total e Deixa-me Amar, outra novela do mesmo canal, ocupou a terceira posição, responsável por 4.8% do investimento em publicidade no período.

As quatro primeiras posições do top de investimento foram ocupadas por programas exibidos pela TVI, que colocou ainda mais cinco programas no top 15, tendo a SIC colocado 4 programas e a RTP1 dois. Na SIC, o programa que mais publicidade atraiu no período foi Jornal da Noite (3.5% do total) e na RTP1 foi o Telejornal o que mais publicidade recolheu (2.5% do total).

No seu conjunto, estes 15 programas atraíram 46.9% do volume publicitário do período analisado.

placeholder

Esta análise foi realizada com recurso ao software MMW/Videotrack da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2008. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais