Youtube com 3,5 milhões de utilizadores
O Youtube atingiu recentemente os 100 milhões de utilizadores mensais em todo o mundo. E em Portugal, quantos acedem a este site de partilha de vídeos? O estudo Netpanel meter da Marktest responde.
Grupo Marktest,  24 março 2009

placeholderA eMarketer anunciou recentemente que, "de acordo com a informação da comScore, o YouTube recebeu mais de 100 milhões de utilizadores únicos em Janeiro", o que coloca este site de partilha de vídeos entre os mais acedidos pelos internautas do todo o mundo.

O Youtube é igualmente popular no nosso país, presente na lista dos 10 mais visitados semanalmente pelos internautas nacionais, de acordo com os dados do estudo Netpanel meter da Marktest. Durante o ano de 2008, o Youtube foi visitado por 3 472 mil indivíduos, que acederam a partir dos seus lares. Este valor corresponde a 84.3% do universo composto pelos internautas residentes no Continente com 4 e mais anos.

Durante o ano, os portugueses visitaram 1,4 mil milhões de páginas deste site, uma média de 406 páginas por utilizador (mais de uma por dia e utilizador).

Semanalmente, cerca de um milhão de portugueses acederam ao Youtube, tendo sido na semana de 7 a 13 de Abril de 2008 que mais portugueses visitaram este site, num total de 1 233 mil.

placeholder

A semana que decorreu entre 19 e 25 de Maio foi a que registou maior número de páginas visitadas, com 39 milhões, enquanto na semana de 14 a 20 de Abril foi quando mais tempo os portugueses dedicaram ao Youtube em casa, com 675 mil horas.

Na análise do perfil dos indivíduos que visitaram este site durante o ano não encontramos diferenças radicais com a média dos internautas nacionais, já que estamos a falar de um dos sites mais visitados, no entanto, é visível que os mais idosos estão mais afastados dele, tal como as mulheres, sendo o maior índice de afinidade encontrado junto dos jovens dos 15 aos 24 anos. Neste grupo etário, que representa 28.7% do total de visitantes do Youtube, 89.1% deles visitou o site pelo menos uma vez durante o ano (mais 6% do que a média de 84.3% no universo).

placeholder

O Netpanel meter é um estudo da Marktest, que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte o documento técnico sobre a actualização do universo do estudo ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais