Expectativas sobem no mês de Abril

O Índice de Expectativa da Marktest cresce em Abril, mas revela ainda o pessimismo dos residentes no Continente.

Apesar desta evolução positiva de Março para Abril, a população feminina mantém-se sempre mais pessimista, comparativamente à masculina.

O mesmo acontece com a população com mais de 55 anos, quando comparada com as restantes faixas etárias. A população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) é a mais optimista, com 40.6 pontos em Abril de 2003 – valor acima da média, que regista 33.8 pontos.

Relativamente às intenções de voto, verificam-se maiores discrepâncias. No último mês, o Índice de Expectativa subiu, tanto para a população cuja intenção de voto se direcciona para o PS, como para a que se direcciona para o PSD, mas é nesta última que se verifica a maior subida, chegando a 61.3 pontos (Optimismo Moderado). A população com intenção de voto PS mantém-se Acentuadamente Pessimista, com um Índice de Expectativa praticamente igual ao do mês anterior: 18.1 pontos.

No mapa seguinte apresentam-se os valores do Índice de Expectativa distribuido por Regiões Marktest, onde é possível observar como o Sul se apresenta mais pessimista do que o resto do território continental. O Interior Norte e o Grande Porto são as regiões menos pessimistas, ainda que apresentem valores muito baixos (37.4 e 37.3, respectivamente).

O Índice de Expectativa é um indicador recolhido no Barómetro Político Marktest/DN/TSF, realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos, com a seguinte Ficha Metodológica.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa