A Publicidade no Multibanco

Um dos mais recentes componentes da publicidade em Outdoor e que tem evidenciado uma tendência de crescimento gradual é a publicidade em caixas Multibanco.

Os investimentos publicitários no Multibanco atingiram durante o ano de 2002 cerca de 8,8 milhões de euros. Este valor representa 5.17% do Investimento Total efectuado em Outdoor ao longo de 2002 mas chega a atingir os 6.27% do total no mês de Agosto - mês tradicionalmente preferido pelos portugueses para tirarem o seu maior período de férias do ano.

A análise da evolução dos investimentos publicitários neste veículo face à evolução do número de operações efectuadas no Multibanco ao longo de 2002 (ver gráfico), permite tirar algumas conclusões.

Apesar de a evolução do investimento em Publicidade no Multibanco não apresentar diferenças muito significativas ao longo do ano, destacam-se como meses em que este valor é maior face aos restantes os meses de Agosto, Novembro e Janeiro.

Os meses em que se observou um maior número de operações realizadas no Multibanco (inclui Levantamentos, Consultas, Pagamentos e Outras Operações) foram Dezembro e Julho. Seria de esperar que este facto acontecesse, se considerarmos que Julho é o mês em que normalmente se recebe o subsídio de férias e que em Dezembro além de já se ter recebido o subsídio de Natal é um mês em que a maior parte dos portugueses comemora o Natal, com todas as festividades e despesas que esta época tem implícitas. Fevereiro regista uma quebra acentuada de operações realizadas no Multibanco.

Os meses em que se registou um maior investimento em publicidade no Multibanco são meses muito próximos dos meses em que se regista um maior número de operações, pelo que se nota uma preocupação dos anunciantes em fazer coincidir a maior parte dos seus investimentos com alturas de maior “tráfego” nos Caixas Multibanco.

A análise utilizou dados da MediaMonitor (investimentos publicitários) e da SIBS (movimento do Multibanco), estes últimos disponíveis no General & Marketing Facts.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais