Genéricos: O ponto de vista dos Farmacêuticos

De acordo um estudo realizado pela NOVADIR junto de mais de 85% do universo de Farmácias a nível nacional (2185) assiste-se a uma concordância quase absoluta dos Farmacêuticos quanto à obrigatoriedade que lhes é imposta por lei, informando os utentes da existência de genéricos similares ao de marca, sempre que os médicos autorizam a substituição dos fármacos.

Os valores de concordância superiores fazem-se sentir mais junto das farmácias da Ilhas (90%), da Grande Lisboa e Interior Norte (88%) e dos estabelecimentos de maior dimensão (4 ou mais trabalhadores = 87%) .

Em oposição os menos favoráveis a esta lei (10%) encontram-se junto de farmácias de menor dimensão (-4 empregados = 13%), e farmácias do Litoral Norte e Centro do país (respectivamente 13% e 11%).



Em concordância com informação já obtida em estudos junto de médicos, também aqui registamos não haver suficiente conhecimento dos utentes relativamente a esta questão: apenas 39% dos utentes altera a prescrição do médico na circunstância atrás referida (quando o médico o permite e o farmacêutico informa dessa possibilidade).

É nos segmentos dos utentes urbanos, residentes na Grande Lisboa e Grande Porto que esta atitude tem maior expressão (46% e 49%) respectivamente).



Ficha técnica
Estudo elaborado pela NOVADIR, empresa do Grupo Marktest, junto de uma amostra de 2185 Farmácias com representatividade a nível nacional. Recolha: Abril de 2003

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa