Barómetro indica mudança nas intenções de voto dos portugueses
Barómetro indica mudança nas intenções de voto dos portugueses
placeholder
Os resultados de Abril do Barómetro Político da Marktest identificam uma nova tendência nas intenções de voto dos portugueses, que agora colocam o PS na liderança, mas muito próximo do PSD.
Grupo Marktest
27 abril 2011

De acordo com os dados de Abril do Barómetro Político da Marktest, um ano após a última liderança em termos de intenção de voto, o PS volta a alcançar a primeira posição, com 36.1% de intenção de voto. Em sentido o posto, o PSD regressou à segunda posição, facto que não ocorria desde Abril de 2010. Em Abril de 2011 a intenção de voto neste partido foi de 35.3%. Os dois maiores partidos surgem assim separados por menos de um ponto percentual e, por isso, "tecnicamente empatados".

placeholder
placeholder

A coligação CDU (PCP/PEV) alcançou o terceiro lugar em termos de intenção de voto, com 8.1%, o que correspondeu a uma subida mensal de 1.4 pontos percentuais.

A quarta força política foi o CDS-PP, que em Abril alcançou 7.5% de intenção de voto, registando assim uma subida mensal de 1.2 pontos percentuais.

Já o Bloco de Esquerda, que em Março foi o terceiro partido com maior percentagem de intenção de voto, em Abril não foi além de 6%, o que correspondeu a uma quebra mensal de 2.9 pontos percentuais.

A análise evolutiva mostra, até Março, uma tendência de subida do PSD, em especial desde Setembro de 2010, acompanhada por uma tendência de descida do PS. Esta tendência é agora contrariada em Abril com uma inflexão do sentido de voto expresso na sondagem. Os restantes três partidos com assento parlamentar vêm oscilando com valores muito próximos entre si.

placeholder

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais