Ninhos em Construção lêem mais revistas
Ninhos em Construção lêem mais revistas
placeholder
Os dados do Bareme Imprensa disponíveis na análise Ciclo de Vida dos Consumidores Portugueses mostram como os Ninhos em Construção são o estádio no ciclo de vida em que se observa maior afinidade com as revistas, de que são os maiores consumidores.
Grupo Marktest
26 junho 2012

placeholder De acordo como o Bareme Imprensa 2011, a audiência média de revistas foi em Portugal de 49.6%, percentagem de residentes no Continente com 15 e mais anos que leu ou folheou a última edição de uma qualquer revista analisada neste estudo.

Segundo a classificação por Ciclo de Vida , de que a Marktest Consulting apresentou recentemente os dados mais actualizados, vemos que os consumidores que têm maior afinidade com estes suportes são os Ninhos em Construção: 67.7% dos indivíduos neste estádio leu a última edição de uma revista.

Os Ninhos em Construção são, genericamente, jovens casados sem filhos, com idades entre os 25 e os 34 anos, maioritariamente do sexo masculino; activos, com ocupação de trabalhadores qualificados e quadros médios e superiores; pertencem maioritariamente à classe média alta e média.

Os Independentes Jovens são o outro estádio com maior afinidade com as revistas. Entre eles, a audiência média de revistas é de 64.3%. São seguidos pelos Casados com Crianças até aos 5 anos, que apresentam 62.9% de audiência média destes títulos.

O gráfico seguinte posiciona os vários estádios no ciclo de vida em função de duas variáveis: a audiência média de revistas, no eixo horizontal, e a idade (percentagem de indivíduos com mais de 34 anos), na vertical. A dimensão do círculo corresponde ao peso de cada estádio no total da população.

placeholder

Da sua análise, vemos que os estádios mais jovens são também aqueles que têm maior afinidade com as revistas. Pelo contrário, os índices mais baixos de leitura destas publicações registam-se nos estádios mais idosos: Ninhos Vazios, Independentes com mais de 35 anos e Outros Casados, que apresentam valores abaixo da média do Universo. Estes estádios estão, no entanto, entre os que apresentam um maior peso relativo no conjunto da população.

A tipologia criada pela Marktest Consulting foi realizada com base nas amostras dos estudos da Marktest, Bareme Imprensa, Bareme Rádio, Bareme Internet e TGI, relativas ao ano completo de 2011. Depois de várias análises da informação de base, foram criados 10 grupos de indivíduos, que constituem assim os 10 estádios do ciclo de vida do Consumidor português. Esta análise é disponibilizada num relatório, que apresenta para cada um destes estádios no ciclo de vida os indicadores mais relavantes de estilos de vida, hábitos de consumo e de audiência de meios (imprensa, rádio e internet).

Pode encontrar mais informação sobre este estudo aqui, nomeadamente o seu Folheto de apresentação. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais