Iogurtes líquidos com maior exposição em linear
Iogurtes líquidos com maior exposição em linear
placeholder
De acordo com os dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest, os iogurtes líquidos são os que ocupam maior área de exposição em linear de loja, mas os infantis são os mais anunciados em folheto.
Grupo Marktest
22 janeiro 2013

Os dados do serviço Precise da Marktest indicam que o linear dos iogurtes é um linear partilhado entre várias categorias e segmentos. Tendo em conta o ano de 2012, 77.64% do espaço de linear é ocupado pela categoria dos iogurtes, sendo que 0.70% correspondem a espaço exclusivamente promocional (chaminés). Os restantes 22.36% do linear são compostos por outras categorias como Refeições e Sobremesas, Polpas de Fruta, Manteigas, Leite do Dia, etc.

placeholder

A título de curiosidade, é nas lojas Auchan que o linear dos iogurtes tem um menor peso de outras categorias (Jumbo 19,8%; Pão de Açúcar 14,1%). Como seria de esperar, o espaço ocupado por outras categorias vs iogurtes é superior nas lojas Discount (Lidl e Minipreço).

Analisando em detalhe a categoria de iogurtes, verifica-se que, em termos médios, é o segmento de líquidos que ocupa maior espaço de linear com 21.18%, seguido dos iogurtes Magros (14.09%) e Bifidus (12.72%).

Por sua vez, são os iogurtes Ossos Saudáveis, Vidros e Naturais que registam um menor Share of Shelf durante o ano de 2012.

placeholder

Analisando os quatro segmentos com maior quota de espaço de linear, concluímos que em todas as insígnias é o segmento dos líquidos que detém um maior share of shelf, à excepção das lojas Continente Bom Dia em que os iogurtes Bifidus apresentam uma maior quota.

Na Insígnia Pão de Açúcar, os magros registam um share of shelf muito próximo dos iogurtes Líquidos (15.88% vs 16.30%).

À semelhança da tendência de aumento de consumo dos iogurtes gregos por parte dos consumidores, também o espaço de linear ocupado por estes tem aumentado durante o ano de 2012, sendo o segmento de iogurtes que regista um maior crescimento (5.18% para 8.07%).

Contrariamente, no segmento dos iogurtes cremosos verifica-se uma queda de share of shelf.

placeholder

Os segmentos de Magros e de Pedaços também apresentam um crescimento gradual da quota de espaço de linear em todos trimestres. Já o share of shelf dos iogurtes infantis sofre uma diminuição.

placeholder

Contrariamente ao verificado nas medições de espaço, e recorrendo à plataforma e-Foliotrack, constata-se que durante o ano de 2012 é o segmento dos iogurtes infantis o que detém um maior número de inserções (437), seguido de Líquidos (331).

Em 2012 foram realizadas 1883 inserções de iogurtes, com destaque para o número de inserções de cremosos, uma vez que neste segmento estão incluídos os iogurtes gregos (211).

Ao analisar a evolução do número de inserções por trimestre, podemos afirmar que o maior número de inserções em folheto para a categoria de iogurtes ocorre no 3º Trimestre (566) e que o menor é referente ao último trimestre do ano (394).

É o segmento de iogurtes infantis que lidera o número de inserções em todos os trimestres, à excepção do 4º, em que os iogurtes líquidos apresentam um número mais elevado.

placeholder

Através do e-Foliotrack, foi realizada uma análise das acções promocionais que tem como base todas as inserções com características especiais em folheto.

A característica especial com maior destaque em 2012 é a Fotografia Multiproduto (15.19%), seguida de Inserido em Espaço de Marca (13.25%).

Durante o ano transacto, a categoria de iogurtes surgiu mais vezes associada a Promoções de "Desconto % em Cartão" (25.23%) e de "Leve x, Pague y" (LxPy) (14.74%). Os descontos de 25% e 50% em cartão cliente são os que mais inserções registam - 187 e 263, respectivamente.

placeholder

Já na oferta de produtos, as promoções L3P2 e L6P4 são as acções que mais inserções registam.

placeholder

Se analisarmos as características especiais por segmento, verifica-se que, à semelhança do que foi apresentando no share of voice, são os iogurtes infantis que apresentam um maior número de inserções com características especiais, seguidos de líquidos e cremosos.

Em síntese, o segmento de Iogurtes com maior Share of Shelf em 2012 é o segmento de líquidos. Já os iogurtes infantis perdem espaço de linear, mas são líderes no número de inserções em folhetos. De realçar o crescimento de share of shelf e share of voice dos iogurtes gregos durante o ano de 2012.

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para as categorias de Iogurtes.

Os estudos da Marktest Retail utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda.

A amostra de lojas utilizada no estudo Precise foi distribuída por Portugal Continental nos canais Hiper, Super e Discount.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt