Europeus atribuem responsabilidade pela crise aos bancos, mas não só…
Europeus atribuem responsabilidade pela crise aos bancos, mas não só…
placeholder
Sondagem conduzida nas principais capitais europeias pela Win Gallup, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, mostra que os bancos são apontados como os principias responsáveis pela actual crise económica e política da Europa. Mas há outros "culpados".
Grupo Marktest
22 janeiro 2013

placeholder

Em sondagem online realizada pela Win Gallup International, rede a que pertence a Marktest, os habitantes de 17 cidades europeias (de 15 países) mostram-se relativamente divididos quando lhes é solicitado que identifiquem os responsáveis da actual crise económica e política da Europa.

Enquanto 57% afirmou que os bancos eram os responsáveis por esta crise, 50% também admitiu ser da política económica conduzida por alguns países da União Europeia e 48% entendem que a crise se deve ao actual ambiente económico global.

Há ainda 23% que aponta o Banco Central Europeu e 18% as políticas económicas conduzidas pelo governo alemão, enquanto 4% diz que nenhuma destas questões é responsável pela actual situação de crise económica e política na Europa.

Embora, como vimos, a maioria indique os bancos como responsáveis pela crise, as respostas variam entre os países de origem dos entrevistados.

Os residentes em Londres (64%), Paris (61%), Madrid ou Barcelona (69%), Bruxelas (71%) e Dublin (74%) identificam os bancos como responsáveis.

Já os residentes em Lisboa (63%), Berlim (55%), Amsterdão (59%), Estocolmo (65%) e Helsínquia (62%) indicam as políticas económicas seguidas por alguns países como os responsáveis pela crise.

Para os residentes em Roma ou Milão (61%), Copenhaga (54%) e Reiquiavique (78%) é o actual ambiente económico global o responsável pela crise na Europa.

Os residentes em Zurique mostram-se totalmente divididos, com 50% a indicar os bancos e 50% as políticas económicas de alguns países.

Refira-se ainda que os residentes nas cidades espanholas de Madrid e Barcelona e os residentes em Lisboa foram os que mais apontaram a política económica alemã como responsável pela crise europeia, com 32% e 31% de respostas, respectivamente.

O mapa identifica a resposta mais frequente em cada um dos países das cidades analisadas.

O estudo da Win Gallup foi realizado junto dos residentes nas seguintes cidades europeias: Londres, Paris, Roma, Milão, Madrid, Barcelona, Lisboa, Berlim, Viena, Bruxelas, Amsterdão, Estocolmo, Copenhaga, Helsínquia, Reiquiavique, Dublin e Zurique.

A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais