TV e Internet: audiências por períodos horários

Numa análise para o mês de Maio de 2002, observamos curvas de audiência por períodos horários com algumas semelhanças para a Televisão e Internet, embora com uma diferença substancial quanto ao número total de indivíduos que acede a cada um destes meios.

A tendência que o gráfico revela é, no entanto, interessante, ao permitir constatar que é no período nocturno que mais indivíduos acedem à Internet e vêem televisão, o que colocará cada vez mais os novos meios em concorrência com os tradicionais.

A curva descrita pelos utilizadores de Internet apresenta diferenças em termos de tendência face à da televisão, já que no primeiro caso assistimos a aumentos crescentes e mais constantes até ao denominado periodo do “prime-time”, altura em que o crescimento é maior e passado o qual a curva decresce abruptamente. Na TV, observam-se dois “picos” principais, por volta da hora de almoço e jantar (prime-time), altura a partir da qual também decresce significativamente.

Parece igualmente haver uma tendência para os utilizadores de Internet estarem “ligados” até mais tarde, já que o “pico” é atingido por volta das 22h25m, precisamente uma hora depois do “pico” da televisão.

Nesta análise, é importante ressalvar o facto de trabalharmos com diferentes universos e com taxas de penetração global dos meios também muito diferentes, daí a sua representação no gráfico ser feita com duas escalas independentes.

Os dados de audiência de Internet são fornecidos pelo Netpanel da Marktest e os dados de audiências de televisão são fornecidos pelo Telereport da Mediamonitor.




Fontes:
Internet: Marktest - Net Panel, Maio 2002
TV: Mediamonitor - Telereport, Maio 2002


Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais