Inflação cai para 3.8% em Maio

A inflação média dos últimos doze meses baixou uma décima de ponto percentual, situando-se nos 3.8% no mês de Maio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As classe de produtos que mais contribuíram para o aumento do índice foram as de educação, com uma variação anual média de 5.7%, bens e serviços diversos, com variação média de 5.5% e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com uma variação média de 4.5%. Pelo contrário, o sector das comunicações registou em média nos últimos 12 meses um decréscimo do índice, em -1.5%.

Observando a variação mensal do índice de preços no consumidor, regista-se um acréscimo de 0.6% entre os meses de Abril e Maio.

Na variação mensal, foram as classes do vestuário e calçado e dos transportes que mais contribuíram para o aumento dos preços entre os meses de Abril e Maio. A primeira sofreu um aumento de 5.5%, justificado pela entrada de novas colecções e pela reposição de produtos que normalmente ocorre nesta época do ano; nos transportes, o aumento de preços é explicado pela subida dos preços de combustíveis, cuja variação passou a ser mensal e a oscilar conforme os preços do petróleo no mercado internacional.



placeholder




Variação Média dos Preços nos últimos 12 meses das Classes de Despesa Variação dos Preços das Classes de Despesa entre Abril e Maio de 2002
Clique na imagem para visualizar o gráfico Clique na imagem para visualizar o gráfico
placeholder placeholder


Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais