Inflação cai para 3.8% em Maio

A inflação média dos últimos doze meses baixou uma décima de ponto percentual, situando-se nos 3.8% no mês de Maio, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As classe de produtos que mais contribuíram para o aumento do índice foram as de educação, com uma variação anual média de 5.7%, bens e serviços diversos, com variação média de 5.5% e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, com uma variação média de 4.5%. Pelo contrário, o sector das comunicações registou em média nos últimos 12 meses um decréscimo do índice, em -1.5%.

Observando a variação mensal do índice de preços no consumidor, regista-se um acréscimo de 0.6% entre os meses de Abril e Maio.

Na variação mensal, foram as classes do vestuário e calçado e dos transportes que mais contribuíram para o aumento dos preços entre os meses de Abril e Maio. A primeira sofreu um aumento de 5.5%, justificado pela entrada de novas colecções e pela reposição de produtos que normalmente ocorre nesta época do ano; nos transportes, o aumento de preços é explicado pela subida dos preços de combustíveis, cuja variação passou a ser mensal e a oscilar conforme os preços do petróleo no mercado internacional.






Variação Média dos Preços nos últimos 12 meses das Classes de Despesa Variação dos Preços das Classes de Despesa entre Abril e Maio de 2002
Clique na imagem para visualizar o gráfico Clique na imagem para visualizar o gráfico


Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais