Amanhecer – O balanço de mais uma novela portuguesa da TVI

placeholderMais uma novela portuguesa chegou ao fim, pelo que fizemos uma análise às suas emissões. O nosso objectivo é verificar até que ponto os portugueses são receptivos a determinados programas, se se mantêm fiéis às suas emissões e até que ponto as audiências variam.

Deste modo, e começando por fazer uma análise geral, registaram-se 176 emissões da novela Amanhecer, de 1 de Janeiro de 2003 até 7 de Agosto de 2003.
Em termos de ratings, a evolução ao longo de todas as emissões está representada no gráfico seguinte, na qual se pode ver que existe uma tendência geral relativamente constante, apesar de existir uma quebra de ratings em Fevereiro e em Março. Foi no dia 3 de Março que se registou o pior rating de todas as emissões, com uma audiência média de 674.1 mil indivíduos. Por outro lado, a emissão que obteve melhor audiência média foi a do dia 9 de Julho (1522.9 mil indiv.), período em que se aproximava o fim da novela e em que a TVI reforçou a publicidade às suas emissões. Os telespectadores acederam e aumentaram as audiências durante o mês de Julho – mês em que se registaram vários picos nas audiências.

Comparando a audiência média da 1ª e da última emissão, vemos que as suas audiências médias não estiveram muito afastadas, tendo obtido respectivamente 1061.6 mil indivíduos e 1336.5 mil indivíduos.

Relativamente ao share de audiência, o dia em que foi mais elevado foi no dia 2 de Julho (56%), face ao dia 24 de Maio (dia do pior share) em que se registou um share de audiência de 22.8%. O share da última emissão da novela Amanhecer foi bastante elevado – 46.9% e superior ao da 1ª emissão, que se ficou pelos 36.3%.

placeholder

Esta análise foi efectuada com base no software e-telereport.com da MediaMonitor.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais