Índice de Expectativa continua em subida

Tal como no mês anterior, o Índice de Expectativa, indicador recolhido pela Marktest, tem vindo a obter valores crescentes, apresentando no mês de Julho 43.7 pontos.

Observando o mapa abaixo, com a distribuição do Índice de Expectativa por Região Marktest, verifica-se que a região do Litoral Centro é a mais optimista (com 49.5 pontos, ficando apenas a meio ponto do “Optimismo Moderado"), seguida do Interior Norte, com 47.1 pontos.

O Litoral Norte manteve-se praticamente sem alteração, relativamente a Junho, obtendo este mês 43.7 pontos.

A Região da Grande Lisboa obteve este mês 41.7 pontos, menos 3.1 pontos que no mês de Junho.

As regiões do Grande Porto e Sul são as mais pessimistas, com 40.8 e 35.6 pontos respectivamente.

placeholder

A população cuja intenção de voto é PSD continua claramente mais optimista que a população com intenção de voto PS. Este mês os valores do Índice de Expectativa para estes dois grupos é, respectivamente, 66.5 e 43.7 pontos. É ainda de salientar que o valor atingido pelo primeiro grupo é o mais elevado de sempre.

Considerando o gráfico representativo deste Índice por idades, verifica-se que a tendência continua crescente, referindo-se ainda a evolução na população a partir do 55 anos. De facto, entre Junho a Julho o Índice de Expectativa cresceu 10 pontos, atingindo este mês 42 pontos, fazendo com este grupo deixe de ser o mais pessimista.

A população menos optimista é agora a população entre 34 e 54 anos, com 39.5 pontos.

A população mais jovem (dos 18 aos 34 anos) continua a mais optimista (49.2), ficando apenas a 0.2 pontos do optimismo moderado.

placeholder

Após alguma estagnação entre Maio e Junho a população feminina está um pouco menos pessimista (38.9), acompanhando a tendência geral. Ainda assim mantém-se 10 pontos abaixo da população masculina.

O Índice de Expectativa é uma análise do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, que se realiza regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt