Índice de Expectativa continua em subida

Tal como no mês anterior, o Índice de Expectativa, indicador recolhido pela Marktest, tem vindo a obter valores crescentes, apresentando no mês de Julho 43.7 pontos.

Observando o mapa abaixo, com a distribuição do Índice de Expectativa por Região Marktest, verifica-se que a região do Litoral Centro é a mais optimista (com 49.5 pontos, ficando apenas a meio ponto do “Optimismo Moderado"), seguida do Interior Norte, com 47.1 pontos.

O Litoral Norte manteve-se praticamente sem alteração, relativamente a Junho, obtendo este mês 43.7 pontos.

A Região da Grande Lisboa obteve este mês 41.7 pontos, menos 3.1 pontos que no mês de Junho.

As regiões do Grande Porto e Sul são as mais pessimistas, com 40.8 e 35.6 pontos respectivamente.

A população cuja intenção de voto é PSD continua claramente mais optimista que a população com intenção de voto PS. Este mês os valores do Índice de Expectativa para estes dois grupos é, respectivamente, 66.5 e 43.7 pontos. É ainda de salientar que o valor atingido pelo primeiro grupo é o mais elevado de sempre.

Considerando o gráfico representativo deste Índice por idades, verifica-se que a tendência continua crescente, referindo-se ainda a evolução na população a partir do 55 anos. De facto, entre Junho a Julho o Índice de Expectativa cresceu 10 pontos, atingindo este mês 42 pontos, fazendo com este grupo deixe de ser o mais pessimista.

A população menos optimista é agora a população entre 34 e 54 anos, com 39.5 pontos.

A população mais jovem (dos 18 aos 34 anos) continua a mais optimista (49.2), ficando apenas a 0.2 pontos do optimismo moderado.

Após alguma estagnação entre Maio e Junho a população feminina está um pouco menos pessimista (38.9), acompanhando a tendência geral. Ainda assim mantém-se 10 pontos abaixo da população masculina.

O Índice de Expectativa é uma análise do Barómetro Político Marktest/DN/TSF, que se realiza regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Consulte a Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa