Tvs com menos auto-promoção

placeholderOs resultados do primeiro semestre de 2003, quando comparados com igual período do ano transacto, mostram como a auto-promoção está menos tempo nos écrãs de televisão.

A auto-promoção dos canais de TV, apesar de menos frequente no primeiro semestre de 2003 face ao período homólogo de 2002, preenche ainda mais de 30% do espaço publicitário dos canais auditados pela MediaMonitor (RTP1, RTP2, SIC, TVI, GNT, Panda, SIC Notícias e SIC Radical). Do total da duração publicitária, 30.6% é preenchida pela auto-promoção das estações. Este peso decresce, no entanto, 6.6% face ao primeiro semestre de 2002.

Em número de inserções, são mais de um terço as dedicadas à auto-promoção (33.6% do total), mas também em decréscimo face ao semestre homólogo, quando representavam 38.6% do total.

O peso da auto-promoção é especialmente elevado nos canais cabo e chega a atingir os 86.9% do total de inserções do Panda e os 84.1% da duração publicitária deste canal. A Sic Notícias é o canal cabo onde o peso da auto-promoção é menor, situando-se em 29.6% do total das inserções publicitárias do canal e em 46.9% da duração total da sua publicidade.

Em todos os canais se regista diminuição do peso da auto-promoção entre os dois semestres analisados (tanto em número de inserções como em duração). Excepção para a RTP1, que regista crescimento das inserções e duração da auto-promoção (mais 18.6% e 7.2%, respectivamente), bem como aumento do peso que têm na sua oferta publicitária (mais 11.6% e 8.7%, respectivamente).

Pelo contrário, a SIC é o canal que mais vê diminuir o número e a duração total da auto-promoção na sua oferta de espaço publicitário, bem como aquele que assiste a uma maior quebra do peso que ela tem no conjunto das suas inserções e duração da publicidade.

Os gráficos sintetizam estas observações.

placeholder

placeholder

placeholder

placeholder

Esta análise foi realizada pela Marktest.com com base em informação da MediaMonitor para o primeiro semestre de 2002 e de 2003.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt