Vendas de Automóveis Ligeiros em forte quebra

placeholderEm 2002, 89.6% dos portugueses, residentes na Grande Lisboa e Grande Porto, inquiridos no estudo Publivaga da Marktest indicaram não tencionar adquirir qualquer automóvel nos seis meses seguintes. As estatísticas da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) sobre as vendas de automóveis ligeiros vão de encontro ao dados do estudo da Marktest, uma vez que registam uma constante quebra nas vendas este ano.

placeholderSão conhecidas as estatísticas divulgadas pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) que indicam Portugal como o país que regista a maior quebra nas vendas de ligeiros de passageiros. De acordo com indicadores do estudo Publivaga da Marktest, a percentagem de portugueses que não tencionam comprar automóvel a curto prazo tem vindo a aumentar ano após ano, chegando em 2002 a atingir os 89.6% de inquiridos que responderam não terem qualquer intenção de comprar um automóvel nos seis meses seguintes.

placeholder

As estatísticas mensais da ACAP indicam uma redução nas vendas de ligeiros de 11% de 2002 em relação ao ano de 2001, com especial atenção para as quebras mensais ao longo do segundo semestre de 2002. Só no mês de Dezembro de 2002 as vendas reduziram 26% relativamente ao mês homólogo.

placeholder
Fonte: General & Marketing Facts, Marktest.com

O sentimento generalizado do sector é de quebra. No entanto, e fazendo ainda referência ao dados do Publivaga, é curioso o facto de quando se solicita aos inquiridos para referirem, de acordo com as suas possibilidades económicas e necessidades, qual a marca/modelo preferido, é o Volkswagen Golf que surge no topo da lista, um automóvel que está longe de ser dos mais acessíveis no mercado.

placeholder

Esta análise foi efectuada com base no estudo Publivaga da Marktest e nas estatísticas da ACAP, disponíveis para consulta no General & Marketing Facts da Marktest.com. No Publivaga, o universo são os indivíduos entre os 18 e 64 anos, residentes nas áreas da Grande Lisboa e Grande Porto.

Poderá encontar mais dados sobre esta temática no General & Marketing Facts. Veja aqui como fazer.



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • 30º Congresso APDC

    “Reinventing with Technology” é o tema do Congresso da APDC, este ano apresentado forma híbrida. Estão previstos painéis de discussão, entrevistas, oradores e sessões de networking em Lisboa e online.

    12 a 13 de maio de 2021

    APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Lisboa e Online

    congresso@apdc.pt

  • Questionnaire Design Best Practices

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, este evento será realizado online.

    19 de maio de 2021

    ESOMAR