Netpanel banca em Maio

Grupo Marktest,  24 junho 2004

Em Maio, 536 mil portugueses utilizaram a Internet a partir do lar para aceder a sites bancários, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest.

No mês de Maio, em média, por dia, 75 000 indivíduos com 15 e mais anos utilizaram a Internet a partir do lar para visitar sites bancários, o mesmo número que o havia feito no mês anterior. No total, foram consultadas mais de 34 milhões de páginas.

O tempo de navegação mensal rondou as 286 mil horas, uma média de 9 mil horas por dia e 32 minutos por utilizador.

Em Maio, o top de utilizadores únicos de sites bancários continua encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista 240 mil, aumentando 2.6% face ao mês precedente. Os domínios millenniumbcp.pt/cidadebcp.pt e bes.pt mantêm-se respectivamente na segunda e terceira posições, com 184 e 86 mil utilizadores únicos. Mas, enquanto o domínio millenniumbcp.pt/cidadebcp.pt sobe ligeiramente (1.1%) em relação ao mês anterior, já o bes.pt desce 14% face a Abril.

Em número de utilizadores únicos, o domínio montepiogeral.pt é aquele que regista um maior crescimento em relação a Abril: aumenta 25%, ocupando a quinta posição, com 50 mil utilizadores únicos em Maio. Pelo contrário, o domínio bes.pt regista, como referimos, a maior quebra, de 14%, quanto ao número de utilizadores únicos.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top é igualmente encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista mais de 16 milhões, descendo 7.7% relativamente a Abril. O millenniumbcp.pt/cidadebcp.pt e o bes.pt são também os domínios que ocupam as posições seguintes, com 5,2 e 2,9 milhões de páginas visitadas, respectivamente. Ambos os domínios observam quebras relativamente ao mês anterior, valor que é mais significativo no bes.pt, com uma quebra de 12.6% neste indicador.

Nesta tabela, apenas o domínio bpinet.pt regista uma subida relativamente a Abril, de 4%. Todos os outros observaram quebras. A maior descida relativamente a Abril foi protagonizada pelo domínio totta.pt, que desceu 48.8%.

Uma análise por grupos financeiros (sector da banca), revela algumas diferenças face à análise por domínio. A liderança em número de utilizadores únicos (240 mil, em Maio) e em número de páginas visitadas (16,6 milhões) pertence ao Grupo CGD, que vê o seu número de utilizadores únicos aumentar 2.6% face a Abril, embora assista a um decréscimo de 7.8% no número de páginas visitadas.
O segundo lugar é ocupado pelo Grupo BCP, que, com 192 mil utilizadores únicos em Maio, observa um acréscimo de 1.6% relativamente a Abril, vendo no entanto o seu número de páginas visitadas diminuir 5.4% face a esse mês, totalizando em Maio 6,4 milhões.
O terceiro lugar quanto ao número de utilizadores únicos é ocupado pelo Grupo BPI, que, com 97 mil em Maio, diminui 1% face ao mês precedente. Já quanto ao número de páginas visitadas, o Grupo BPI é ultrapassado pelo Grupo BES, que regista 3,9 milhões em Maio, apesar de ter decrescido 19.5% relativamente a Abril.
O Grupo BPI ocupa o quarto lugar em número de páginas visitadas, tendo caído 1.4% face ao mês anterior para perto dos 3 milhões em Maio. O Grupo BES ocupa a quarta posição em número de utilizadores únicos, registando 96 mil, menos 13.5% do que no mês anterior.
O quinto lugar é ocupado pelo Grupo Totta, que em Maio foi visitado por 74 mil utilizadores únicos, menos 5.1% do que em Abril, que consultaram perto de 1,9 milhões de páginas, menos 17.3% do que em Abril.
Finalmente, o último lugar é ocupado pelo Grupo Montepio Geral, que regista 50 mil utilizadores únicos em Maio, mais 25% do que no mês precedente, apesar do número de páginas visitadas ter caído 1.5%, para 1,6 milhões em Maio.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk