Observatório Mcom

Grupo Marktest,  24 junho 2004

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet, notícias e investimentos publicitários. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
Na semana que decorreu 7 e 13 de Junho teve início o Euro 2004 o que veio provocar algumas alterações na partilha das audiências de televisão. A SIC obteve 29.6% de share de audiência, o mesmo valor que na semana anterior, a TVI registou 26.0%, a RTP1 27.1%, a 2: 4.5% e o video e outros canais 12.8%. O maior crescimento face à semana anterior foi o da RTP1, que aumenta 2.9 pontos de share. Pelo contrário, o maior decréscimo semanal foi registado no video e outros canais, com menos 1.6 pontos de share.

Os programas mais vistos da semana foram dois jogos do Euro, ocupando o Portugal x Grécia (RTP1) a primeira posição, com 27.5% de audiência média e 85.6% de share de audiência, e o França x Inglaterra (SIC), a segunda posição, com 22.3% de audiência média e 60.1% de share de audiência. A cerimónia de abertura do Euro ocupou o terceiro lugar, com 20.5% de audiência média e 75.3% de share de audiência. Chocolate com Pimenta, da SIC, ocupou a quarta posição, com 16.2% de audiência média e 38.4% de share de audiência, e o jogo Espanha x Rússia classifcou-se em quinto lugar, com 15.9% de audi~encia média e 50.7% de share de audiência.



Notícias TV
Na semana em análise, a RTP1 foi, dos quatro canais generalistas, o que assegurou a maior oferta de informação regular, sendo responsável por 39.4% da emissão noticiosa (em duração). A TVI garantiu 30.6% da informação total, a SIC 23.5% e a 2: 6.6%. Face à semana anterior, a TVI aumentou em mais de três pontos a sua quota, em detrimento dos outros canais, que registaram todos uma quebra na sua quota informativa.



Publicidade TV
Neste período, o investimento publicitário a preços de tabela cifrou-se nos 35,9 milhões de euros, em ligeiro aumento face ao registado na semana anterior (mais 0.9%). A TVI assegurou 42.7% deste montante, a SIC 37.8% , a RTP1 19.4% e a 2: 0.1%.

A Danone manteve-se como a marca que mais investiu neste meio no período, seguida da Optimus, da PT Comunicações, do Turismo de Portugal e da TMN. A Portugal Telecom foi o maior anunciante do período, seguida da Danone, L’Oreal, Modelo Continente e Reckitt Benckinser. A McCann Erickson foi a agência que mais investimento assegurou em televisão nesta semana, seguida da Euro RSCG e da Young & Rubicam.



Internet
Na semana em análise, 887 mil utilizadores únicos acederam à Internet, um pouco menos que na semana anterior. Repartiram o seu tempo de navegação maioritariamente entre domínios de topo .com (42.4%) e .pt (42.1%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 15.5% do tempo dedicado a este meio.

Face à semana anterior, foram os domínios de topo .pt os que registaram maior quebra de quota, seguidos dos domínios de topo .net. Os restantes domínios ganharam quota face à semana anterior.

O domínio mais acedido foi o sapo.pt, que registou 475 mil utilizadores únicos no período, seguido do msn.com e passport.com (448 e 381 mil utilizadores únicos, respectivamente). O quarto lugar foi ocupado pelo domínio google.pt (276 mil utilizadores únicos) e o quinto lugar pertenceu ao clix.pt (256 mil utilizadores únicos).





Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais