A Internet em Julho

Grupo Marktest,  12 agosto 2004

Em Julho, mais de 1,2 milhões de portugueses utilizaram a Internet a partir do lar, segundo os dados do Netpanel da Marktest.

Em média, por dia, 449 000 indivíduos com 4 e mais anos utilizam a internet a partir do lar durante o mês de Julho. No total, foram consultadas perto de mil milhões de páginas, tendo-se registado em Julho uma ligeira quebra face ao mês anterior. O tempo de navegação mensal rondou as 9,9 milhões de horas (mais 4.8% do que no mês anteriro), uma média de 319 mil horas por mês e 7 horas e 55 minutos por utilizador, mais quatro minutos por utilizador que em Junho.

Em Julho, o top de utilizadores únicos continua encabeçado pelo domínio sapo.pt, que regista 846 mil utilizadores únicos. O domínio msn.com mantém-se na segunda posição, com 761 mil utilizadores únicos, seguido pelo domínio passport.com, com 621 mil.. Para além dos motores de busca, portais e sites de email que são presença habitual neste top, é também de salientar a presença neste ranking de domínios como a cgd.pt (259 mil utilizadores únicos, na 12ª posição), mytmn.pt (236 mil, na 14ª posição), millenniumbcp.pt/cidadebcp.pt (208 mil, na 17ª posição) e abola.pt (203 mil, na 19ª posição).

Em número de utilizadores únicos, o domínio google.pt foi aquele que, na lista dos 20 mais, registou um maior crescimento face ao mês anterior: aumentou 23.1%, e surge em Julho na 4ª posição com 591 mil utilizadores únicos. Pelo contrário, o domínio aeiou.pt registou uma quebra de 22.0% quanto ao número de utilizadores únicos, que em Julho totalizaram 209 mil, o que colocou o domínio na 16ª posição.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top 20 continua encabeçado pelo domínio msn.com, que regista mais de 61 milhões. O sapo.pt e o google.pt mantêm-se nas posições seguintes, com 53 e 41,4 milhões de páginas visitadas, respectivamente. Destaque novamente para o domínio cgd.pt, que surge agora na 6ª posição, com 20 milhões de páginas visitadas. Ainda de referir, os domínios ligados a jornais desportivos online, como abola.pt (9ª posição), record.pt (12ª), e ojogo.pt (15ª), que também se encontram nesta lista dos 20 mais.

Nesta tabela, a maior subida foi observada no domínio utl.pt, que cresceu 53.9% face a Junho, registando 5,4 milhões de páginas visitadas e entrando para a 17ª posição do top. Pelo contrário, o domínio google.com protagonizou a maior descida, com uma quebra de 43.9% relativamente ao mês anterior.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, o estudo que analisa o comportamento dos portugueses na utilização da Internet, a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este estudo.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa