Índice de Expectativa continua a subir
Grupo Marktest,  19 agosto 2004

Os dados do mês de Julho do Barómetro Marktest/DN/TSF indicam que o Índice de Expectativa atingiu o valor mais elevado dos últimos tempos: 52, indicador de Optimismo Moderado.

Apesar da população feminina se manter pessimista (49.2) ela é compensada pela masculina, que regista um índice de expectativa de 55.

Por grupo etário, observa-se que é a população mais jovem (entre os 18 e os 34 anos) aquela que faz o índice subir, já que nesta faixa etária o seu valor é de 62.2 e nas restantes faixas (35 a 54 anos e mais de 55 anos) o valor da expectativa mantém-se abaixo de 50. É ainda de salientar que na população com mais de 55 anos o índice chegou mesmo a baixar 2.7 pontos entre Junho e Julho.

placeholder

A população cuja intenção de voto é PSD é claramente mais optimista que aquela cuja intenção de voto é PS. De facto, os eleitores PSD aproximam-se do Optimismo Acentuado (com um índice de 74.7), enquanto que entre os eleitores PS o índice de expectativa não vai além dos 41.7, pessimismo moderado.

No que respeita às Regiões Marktest, é possível identificar alterações no optimismo/pessimisto destas. O Interior Norte, com um índice de 58.3, apresenta-se como o mais optimista, seguido da Grande Lisboa (55.8) e do Litoral Centro (54). Abaixo de 50 está o Grande Porto (49.8), o Litoral Norte (45.8), com uma quebra de 6.4 pontos relativamente ao mês anterior, e o Sul (42), sendo esta a região mais pessimista e a que apresentou maior quebra face a Junho (menos 9.9 pontos).

placeholder

Consulte a Ficha Metodológica do Barómetro Político Marktest/DN/TSF.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt