Imagem dos Políticos
Grupo Marktest,  16 agosto 2004

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Julho, revela algumas alterações no que respeita à imagem que os portugueses têm acerca da actuação dos políticos.

O Presidente da República Jorge Sampaio, permanece como o político com melhor imagem, apresentando um saldo de 62.2%, no entanto foi o político que viu o saldo de imagem descer mais entre Junho e Julho de 2004 (-22.7 pontos percentuais). Em termos de exposição televisiva, esta aumentou de Junho para Julho, 3:38 horas para 6:39 horas.

Já Mota Amaral, presidente da Assembleia da República, no mesmo período, foi o político com o saldo de imagem mais regular, subindo 0.7 pontos percentuais. Dos políticos considerados, Mota Amaral é aquele que tem o tempo de exposição televisiva mais reduzido, não chegando a 6 minutos.

A maior alteração em termos do valor do saldo de imagem coube a Santana Lopes, líder do Partido Social Democrata e nomeado Primeiro Ministro após a saída de Durão Barroso, que obteve em Julho um saldo de imagem de 10.5%, valor nunca antes atingido pelo seu antecessor (que apenas em Junho de 2003 havia obtido um único saldo positivo de 4%). A sua exposição televisiva foi de praticamente 11 horas.

Para além de Santana Lopes, Francisco Louçã (líder do Bloco de Esquerda) foi o único líder partidário com assento paralementar a obter um saldo de imagem positivo (9.9%), ainda assim descendo ligeiramente face a Junho. A sua exposição televisiva foi de 2:09 horas, mais 19 minutos, comparativamente a Junho.

Entre os líderes partidários cuja actuação foi considerada negativa pelos inquiridos, Paulo Portas, líder do Partido Popular e Ministro do Estado, da Defesa Nacional e Assuntos do Mar, foi aquele que obteve melhores resultados, com um saldo de -17.3%. Para além de Santana Lopes, Paulo Portas foi também o líder partidário com maior exposição televisiva: 3:03 horas.

Carlos Carvalhas secretário geral do Partido Comunista Português encontra-se em Julho em penúltimo lugar em termos de actuação política (com um saldo de -24.4%). Ainda assim, conseguiu uma ligeira subida face a Junho (onde o seu saldo era de -26.2%). No que respeita à exposição televisiva, esta foi de 1:25 horas.

O líder demissionário do Partido Socialista, Ferro Rodrigues, viu a sua imagem descer 13 pontos percentuais entre Junho e Julho, não indo além dos -32%. A sua exposição televisiva foi de 2:31 horas, o que representou uma diminuição em cerca de 1 hora e quarenta e dois minutos, relativamente a Junho.

 
 
 
 
 
 

Consulte a Ficha Metodológica do Barómetro Político Marktest/DN/TSF.

NOTA:Saldo de imagem: diferença entre as respostas que classificam positivamente a actuação do líder e as respostas que a classificam negativamente. A exposição refere-se à duração (em hh:mm:ss) das notícias televisivas em que o líder foi protagonista.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt