Expectativas voltam a baixar
Grupo Marktest,  7 outubro 2004

De acordo com o Barómetro Marktest/DN/TSF, verifica-se que o Índice de Expectativa, após a subida que se vinha a verificar desde Junho de 2004, voltou a descer em Setembro para valores abaixo de 50%, retomando o sentimento de Pessimismo Moderado.

Em Setembro, o índice de expectativa assume um valor de 42.1%, mostrando como o pessimismo volta a tomar conta da população.

A população feminina continua a ser mais pessimista, comparativamente à masculina. Por outro lado, quando se observam os resultados segundo a estrutura etária dos inquiridos, verifica-se que a população mais jovem, apesar de ter sido aquela onde se verificou uma maior quebra no índice de expectativa, mantém-se a mais optimista (50.1%).

Relativamente à população entre os 35 e os 54 anos e à população com mais de 55 anos, o índice de expectativa oscila entre os 40.3% e os 36.1%, respectivamente, mantendo-se o Pessimismo Moderado já verificado nestas classes no último Barómetro (Julho).

Nas diferentes Regiões Marktest observou-se igualmente uma quebra deste índice, sobretudo na Grande Lisboa, no Litoral Centro e no Interior Norte. A Grande Lisboa foi mesmo a região Marktest com o índice de expectativa mais baixo: 36.1%.

Os valores obtidos em Setembro deste ano são, apesar de tudo, mais animadores do que os verificados no mesmo período de 2003 (excepção feita apenas na Grande Lisboa), quando o índice registava um valor de 39.6%.

placeholder

Quanto às intenções de voto, os inquiridos que pensam votar no PSD continuam a ser mais optimista, mantendo-se claramente acima do valor 50% (63.6%), embora tenham protagonizado a maior quebra face a Julho (-11.6 pontos percentuais). Entre os eleitores cuja intenção de voto é PS, este índice não vai além dos 35.6%, tendo registado uma quebra de 6.1 pontos percentuais relativamente a Julho.

O Índice de Expectativa resulta do Barómetro Marktest/DN/TSF que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Para mais informações consulte a Ficha Metodológica.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais