Telenovelas: um género de sucesso
Grupo Marktest,  7 outubro 2004

placeholder Uma análise recentemente divulgada pela Eurodata TV dá conta de que as telenovelas são um género de sucesso em audiência em vários países do Mundo.

Por ocasião do encontro mundial TVMASNOVELAS, que decorreu entre 30 de Setembro e 2 de Outubro em Barcelona, Gwénaël Flatres, da Eurodata TV, apresentou alguns números sobre este género de programas para vários países do Mundo.

Segundo Gwénaël Flatres, no primeiro semestre de 2004 o número de telenovelas emitidas na Europa registou um crescimento de 9.4% relativamente ao mesmo período do ano anterior. Estes resultados referem-se a uma análise realizada para Espanha, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e Roménia.

Este género de programas, que pretende destronar as soap operas americanas nos rankings mundiais, continua a exportar-se bem para a América do Sul, Europa e Ásia, onde vai ao encontro de diferentes alvos.

Assim, se compararmos o perfil de audiência de "Mi Gorda Bella" em vários países, vemos como a distribuição da audiência por género é bastante equilibrada na Venezuela, seu país de origem (58% de mulheres, 42% de homens). Mas a audiência deste programa na Indonésia já é muito mais feminina (69% de mulheres, 31% de homens) e impacta 64% dos indivíduos entre os 15 e os 49 anos. Já na Hungria, regista-se praticamente a mesma proporção de homens e mulheres do que na Indonésia (71% e 29%, respectivamente), mas o programa impacta apenas 42% dos indivíduos entre os 15 e os 49 anos, apesar de ser emitido no mesmo período horário.

Gwénaël Flatres concluiu afirmando, "vamos estar de olho no desenvolvimento das telenovelas no futuro próximo, já que elas já constituem um género de programas só por si".

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org