Expectativas em Outubro

Grupo Marktest,  11 novembro 2004

Em Outubro, o índice de expectativa apresentou novamente um decréscimo, revelando expectativas mais pessimistas quanto à evolução da situação económica pessoal e do país dos inquiridos no Barómetro Marktest/DN/TSF.

Em Outubro, o índice de expectativa Marktest situou-se nos 35.4 pontos, depois de em Setembro ter atingido os 42.1 pontos.

A população feminina permanece como a mais pessimista, com um índice de expectativa de 32.8, enquanto este índice entre a população masculina é de 38.3.

Contrariamente ao que vem sendo habitual, em Outubro a população com mais de 50 anos não foi a mais pessimista. No último mês, esse lugar coube à população entre os 35 e os 54 anos (com um índice de 28.2). A população entre os 18 e os 34 anos continua a ser a menos pessimista, ainda que, tal como no mês de Setembro, o índice de expectativa nesta classe tenha sido abaixo de 50, atingindo em Outubro o valor de 43.2.

No que respeita ao índice de expectativa segundo a intenção de voto, a população cuja intenção de voto é PSD manteve-se mais optimista (com um índice de 55.7), comparativamente à população cuja intenção de voto é PS (com um índice de 29). No entanto, o índice de expectativa sofreu uma quebra mais acentuada entre Setembro e Outubro entre a população cuja intenção de voto é PSD, do que entre a população cuja intenção de voto é PS (de 63.6 para 55.7, no primeiro caso e de 35.6 para 29 no segundo).

Em termos de índice de expectativa por Região Marktest, observaram-se algumas alterações. Em todas as regiões verificou-se uma situação de Pessimismo Moderado (quando o valor do índice de expectativa oscila entre 25 e 50). No entanto, a região da Grande Lisboa, que em Setembro era a mais pessimista, em Outubro foi a menos pessimista, com um índice de 39.5. Com um índice na ordem dos 35 ficaram as regiões do Grande Porto, Litoral Norte e Litoral Centro (respectivamente, 35.8, 35.7 e 35.4). A regiao mais pessimista é a região Sul com um índice de 28.

Consulte aqui a Ficha Metodológica do Barómetro Marktest/DN/TSF.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais