Seminário de Estudos de Mercado na Indústria Farmacêutica
Novadir,  11 novembro 2004

placeholderDecorreu no passado dia 4 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o segundo Seminário de Estudos de Mercado na Indústria Farmacêutica, promovido pela Apodemo (Associação Portuguesa de Empresas de Estudo de Mercado e de Opinião).

O Seminário, que teve como tema Estudos de Mercado - da Recolha à Parceria Estratégica - O Futuro, contou com a participação de profissionais ligados aos estudos de mercado, nomeadamente marketers, gestores de produto, directores de marketing, directores gerais, entre outros.

A presença entre profissionais da indústria farmacêutica e profissionais de empresas de estudos de mercado apresentou-se muito equilibrada.

O Grupo Marktest esteve presente neste seminário, com uma apresentação que abriu o seminário e que esteve a cargo de Susana Lopes, da NOVADIR, e de Vitor Cabeça, da Marktest, com o tema "A ferramenta que permite potenciar o investimento na imprensa médica".

A apresentação da NOVADIR/Marktest pretendeu fundamentalmente dar a conhecer um novo estudo regular de medição de audiências de imprensa médica e a sua integração numa ferramenta de análise (Marksel), padrão no mercado mas pioneira no sector farmacêutico, que permite análises dinâmicas e planeamento de campanhas publicitárias, tendo em vista uma maior rendibilidade do investimento.

Poderá consultar aqui a apresentação NOVADIR/Marktest - A ferramenta que permite potenciar o investimento na imprensa médica" (1,6MB).

Fica aqui igualmente um breve resumo das restantes apresentações que tiveram lugar no Seminário.

Motivação - "Percepções e expectativas face à saúde"
Sónia Barbosa e Mª Lurdes Gurita

Apresentação dos resultados de um estudo sobre percepções e expectativas, da população em geral, sobre a saúde em vários países do mundo. Este demonstrou níveis surpreendentes de concordância nos países onde se realizou o estudo, assentou em 4 capítulos: estado de saúde pessoal, factores determinantes para a saúde, avaliação do serviço de saúde e soluções para o futuro.
O estudo revelou optimismo quanto ao estado de saúde pessoal, que não se traduz em confiança no serviço de saúde de um país. De um modo geral, a população portuguesa é mais crítica, demonstrando uma opinião negativa na maioria das situações.
O estudo conclui que mais do que injectar fundos, a solução passa pela melhoria da estrutura e resolução dos problemas do sistema.

Apeme/Pfizer - "Indústria Farmacêutica: das imagens à realidade"
Carlos Liz e Luís Rocha

Reflexão sobre a mudança de atitude dos diferentes agentes que operam no mercado (Doente/Farmacêutico/ Médico/Indústria Farmacêutica) e apresentação dos resultados de uma investigação junto de diversos targets (público geral, médicos, políticos e representantes oficiais, líderes de opinião). O estudo revela existir uma percepção muita distinta da realidade quanto ao investimento da indústria farmacêutica na investigação de novos medicamentos, apesar da esmagadora maioria das patentes ter origem no sector privado.
Foi ainda ilustrado o longo e complexo processo de I&D de novos medicamentos e as ameaças ao círculo de inovação resultado do aumento de restrições no preço, acesso ao doente e insuficiente protecção intelectual.
A apresentação foi finalizada sob o mote "to change reality we have to change perceptions!" How? "Act, Partner & Communicate differently!"

Spirituc/MediaHealth - "Estratégias para identificar o consumo de informação por parte da classe médica"
Vitor Cavaco e Jorge Azevedo

Resultado da mutação do mercado no sector farmacêutico, regista-se uma predisposição cada vez maior dos órgãos de comunicação social para a área da saúde, tendo-se assistido nos últimos anos a um reforço nas campanhas institucionais de publicidade. É neste contexto que é apresentado um novo estudo que permite a monotorização do contacto, por parte da classe médica, com os meios de informação generalista.
Este estudo permite identificar os meios generalistas com maior/menor grau de pertinência para comunicar, qual o melhor espaço para comunicar e a pertinência dos conteúdos.

Jaba - "Do Market Research, ao Suporte, à Decisão"
Sandrina Vendeirinho

Nesta comunicação foi partilhada a experiência de um profissional de Market Research na indústria farmacêutica nacional. As alterações estruturais do mercado têm conduzido a novas prioridades para os Market Researchers e uma nova missão, deixar de ser um fornecedor de dados, tabelas e listagens para passar a ser um fornecedor de análises, informação e conhecimento, no fundo, ser uma ferramenta de vantagem competitiva no suporte à decisão. Foi ilustrado o caso da Jaba e o caminho percorrido até à criação do Gabinete de Suporte à Decisão.

IMS Health - "O mercado farmacêutico actual: evolução recente Europa/Portugal"
Graham Lewis e Hugo Mendes

Graham Lewis, (VP Europe) falou-nos sobre os desafios futuros do sector farmacêutico num ambiente turbulento e de rápida mudança. Quais as perspectivas de crescimento do sector farmacêutico a nível mundial até 2008, qual o peso dos medicamentos genéricos no futuro, quais as moléculas com maior potencial, foram algumas da questões que procuram ser respondidas.
Por seu lado, Hugo Mendes (Portugal) apresentou dados sobre a caracterização do mercado farmacêutico Português e o impacto da Nova Política do Medicamento, entre outros condicionalismos do mercado.

No final da tarde, houve lugar a uma mesa redonda, onde esteve em debate o estado da saúde em Portugal, passado, presente e expectativas futuras. Este debate foi moderado pela Jornalista do Expresso - Marina Caldas - e contou com a participação de ilustres convidados de diferentes organismos públicos - Apifarma, Ordem dos Farmacêuticos e Escola Superior de Saúde Pública.

O prémio para a Melhor Comunicação foi ganho pela dupla Carlos Liz (Apeme) e Luís Rocha (Pfizer), com o título "Indústria Farmacêutica: das imagens às realidades".

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais