As leituras dos QMS
Grupo Marktest,  9 novembro 2004

placeholderUma análise dos dados do Bareme - Quadros, da Marktest, permite observar as grandes diferenças de comportamento dos quadros médios e superiores face à imprensa.

Os quadros médios e superiores (veja aqui a lista de ocupações englobadas neste Grupo Ocupacional) são um target muito específico, com estilo de vida diferenciado e hábitos de consumo de media também distintos da média do universo.

Relativamente à imprensa, o grupo apresenta índices de consumo muito superiores à média, sobretudo em determinados tipos de publicações. De facto, nos títulos de economia, negócios e gestão, o índice de leitura destes indivíduos chega a ser quase quatro vezes superior à média.

Numa análise para o primeiro semestre de 2004, vemos que a cobertura máxima do total imprensa é de 84.0% - ou seja, 84% dos residentes no Continente com 15 e mais anos costumam ler ou folhear pelo menos um título de imprensa estudado no Bareme Imprensa. Este valor, que é elevado, sobe, no entanto, para os 97.7% junto dos quadros médios e superiores, apresentando assim um índice 16% acima daquela média (índice de afinidade de 116, no gráfico).

Nos hábitos de leitura dos quadros médios e superiores destacam-se os jornais diários de informação geral como aqueles em que o target apresenta maior cobertura máxima (de 85.9%, face aos 61.3% da média do universo). As revistas e os jornais semanais de informação geral são também títulos muito lidos por este grupo profissional, apresentando uma cobertura máxima respectivamente de 59.4% (24.2% para o universo) e 59.1% (22% para o universo).

Mas é nos títulos de economia, negócios e gestão que mais se distanciam da média. Nas revistas desta tipologia apresentam uma cobertura máxima de 27.9% (7.1% no universo) e um índice de afinidade de 393, o que significa que os seus níveis de audiência são quase quatro vezes superiores à média. Nos jornais desta tipologia apresentam uma cobertura máxima de 42.8% (13.4% no universo) e um índice de afinidade de 319 - audiência do grupo mais de 3 vezes superior à média.

Consulte aqui a lista de publicações englobadas em cada tipo de publicação.

Esta análise foi realizada com o software Marksel da Marktest, utilizando dados dos estudos Bareme Imprensa (1ª e 2ª vaga de 2004) e Bareme - Quadros de 2004. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

placeholder

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais