As presidenciais dos EUA em notícias
MediaMonitor,  11 novembro 2004

placeholderEm 2004 as presidenciais dos Estados Unidos da América estiveram presentes nos serviços informativos do horário nobre português desde o início do ano. Até ao dia 3 de Novembro, um total de 250 notícias, com uma duração de 9 horas, 48 minutos e 22 segundos foi destinado a este tema.

Esta análise separa o período em cinco partes, as três primeiras correspondem aos três primeiros trimestres do ano, a quarta coincide com Outubro, o mês anterior às eleições, e a quinta corresponde aos dias 1, 2 e 3 de Novembro, datas que compreendem o acto eleitoral:

  • Entre Janeiro e Março concentram-se as notícias referentes às primárias democratas, que começaram a 19 de Janeiro e finalizaram a 3 de Março, com a eleição de John Kerry como candidato do partido à Casa Branca.
  • De Abril a Junho apenas três notícias dos informativos da noite fazem referência ao tema, duas do Telejornal (RTP1) e uma do Jornal 2 (2:), sobre a opinião dos candidatos quanto à data de transferência da soberania do Iraque e sobre a figura da mulher de Kerry.
  • De Julho a Setembro é o período com maior número de notícias (71, com uma duração de 2 horas, 35 minutos e 56 segundos). Nestes meses acontece a Convenção democrata em Boston (de 26 a 30 de Julho) e a republicana em Nova Iorque (de 30 de Agosto a 2 de Setembro).
  • Em Outubro são os debates televisivos dos candidatos (o primeiro a 1 e o último a 14 de Outubro). A conta atrás intensifica a campanha eleitoral e as sondagens que são notícia. Contabilizam-se 55 notícias com uma duração de 2 horas, 31 minutos e 52 segundos.
  • Finalmente, nos três dias de Novembro estudados, período no qual decorrem as eleições e se tornam públicos os resultados, o número de notícias foi de 63 e o tempo dedicado de 3 horas, 3 minutos e 8 segundos.

    Em todos os períodos, o Telejornal (RTP1) dedicou mais tempo às eleições dos E.U.A.:

    placeholder

    Em número de notícias, o Jornal 2 (2:) foi quem mais ofereceu entre Janeiro e Março e o Jornal de Notícias (SIC), nos últimos três dias analisados de Novembro:

    placeholder

    No ano todo, os sub-temas que geraram maior número de notícias foram as primárias democratas e o decorrer da jornada eleitoral e os resultados dos dias 2 e 3 de Novembro:

    placeholder
    A análise foi realizada pela MediaMonitor, utilizando dados retirados do e-telenews.com.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais