Tendências da publicidade nos EUA
Grupo Marktest,  16 novembro 2004

placeholder Um estudo da AAF indica que a maioria dos líderes de opinião na área da publicidade entende que a tecnologia DVR terá um efeito significativo na publicidade televisiva.

A American Advertising Federation (AAF) divulgou recentemente os resultados do seu segundo inquérito anual aos líderes da publicidade. O estudo inquiriu 121 personalidades de todos os sectores da indústria, 70% dos quais com pelo menos 15 anos de experiência nesta área.

Alguns dos principais resultados desta pesquisa são os seguintes:

  • A percepção generalizada é de que a indústria está a recuperar, embora lentamente.
  • Relativamente ao ano anterior, evidenciou-se uma mudança naquilo que é entendido como os maiores desafios da indústria: se em 2003 eram apontadas questões como a proliferação de meios e a consolidação da indústria, em 2004 surgem sobretudo as questões relacionadas com as estratégias publicitárias eficazes, capazes de mudar comportamentos e de demonstrar retorno sobre o investimento.
  • Mais de três quartos dos líderes em publicidade acreditam que a tecnologia DVR, que permite "saltar" os anúncios de publicidade na televisão, terá um efeito significativo (mesmo dramático) no panorama da publicidade televisiva, com o crescimento contínuo de formatos não tradicionais (se não mesmo com a morte dos anúncios de 30 segundos).
  • Regista-se um saudável cepticismo (nas palavras da AAF) quanto à eficácia das alternativas aos spots de 30 segundos; com a excepção dos product placement, a maioria das tácticas publicitárias não tradicionais são vistas como apenas algo eficazes ou inteiramente ineficazes.
  • A publicidade online regista ganhos não apenas respeitáveis como incursões significativas no mix de media. Actualmente representa 8% do investimento publicitário, mais 5% do que há 3 anos atrás e espera-se que aumente até aos 17% nos próximos 3 anos.
  • Também notável é a proporção de planos de meios que contêm já investimento em publicidade online.
  • Nota-se maior clarificação dos reais benefícios da publicidade online, incluindo a sua capacidade para complementar e potenciar o uso da media tradicional.

O relatório completo deste estudo pode ser consultado aqui.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais