Posse de computador no lar
Grupo Marktest,  16 novembro 2004

placeholder Já quase metade dos residentes no Continente com 15 e mais anos possuem computador em casa, segundo os dados do estudo Consumidor 2004, da Marktest.

No Continente, são quase quatro milhões (3 969 000) os portugueses que residem em lares onde existe computador pessoal. Este número representa 47.7% do universo em estudo no Consumidor.

Nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto a taxa de posse de PC em casa é superior à média: de 58.9% e 54.9%, respectivamente. Pelo contrário, é no Interior Norte que encontramos menor penetração deste equipamento: 36.0%.

Entre os jovens, a posse de computador em casa é muito frequente: 79.2% dos indivíduos entre os 15 e os 17 anos e 70.6% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos reside em lares onde ele está presente. Da mesma forma, junto das classes alta e média alta o equipamento não falta, estando presente nos lares de 82.7% destes indivíduos. Os quadros médios e superiores e os estudantes são os grupos ocupacionais que registam maiores taxas de penetração deste bem: de 89.3% e de 82.5%, respectivamente.

Numa análise do perfil destes indivíduos vemos que 37.1% reside na Grande Lisboa ou Grande Porto, 52.2% é do sexo masculino, 47.1% tem menos de 35 anos, 62.1% pertence às classe alta, média alta ou alta e 47.4% tem ocupação de quadro médio ou superior, técnico especializado ou estudante.

placeholder

Segundo os elementos do estudo Brand Index 2004, observamos ainda que estes indivíduos registam uma afinidade positiva com marcas como a Clix/Novies nos fornecedores de acesso à internet, a Nestea no chá gelado, a Vobis nas grandes superícies ou a Clusters, nos cereais, de que registam índices de consumo/utilização acima da média. Pelo contrário, têm uma baixa afinidade com marcas como a Caixa de Crédito Agrícola, nos bancos, a Nívea, nos champôs, a Frigi, nos óleos alimentares ou a Super Pop, nos detergentes multi-usos, de que registam índices de consumo/utilização abaixo da média.

Esta análise foi realizada com base nos resultados dos estudos da Marktest, Consumidor 2004 e Brand Index 2004. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Alguns produtos relacionados com esta notícia

placeholder

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais