Netpanel banca em Outubro
Grupo Marktest,  18 novembro 2004

placeholderForam 495 mil os portugueses que em Outubro utilizaram a Internet a partir do lar para aceder a sites bancários, segundo os dados do Netpanel meter da Marktest.

Em Outubro, 44% dos internautas com 15 e mais anos que acederam nesse mês à Internet a partir de casa visitaram sites bancários, observando um decréscimo de 5.9% relativamente a Setembro.

Neste mês, em média, por dia, 75 000 indivíduos com 15 e mais anos utilizaram a Internet a partir do lar para visitar sites bancários, tendo consultado, no total, mais de 37 milhões de páginas.

O tempo mensal de navegação ultrapassou as 310 000 horas, uma média de 10 006 horas por dia e 38 minutos por utilizador.

Relativamente ao mês anterior, apesar de se ter registado uma quebra no número de utilizadores únicos de sites bancários, notou-se um aumento em todos os outros indicadores. As páginas visitadas aumentaram 1.5%, o tempo de navegação cresceu 5.7% e a média de tempo de navegação por utilizador subiu 15.2%.

Em Outubro, o top de utilizadores únicos de sites bancários continua encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista 220 mil, diminuindo 5.6% face ao mês precedente. O domínio millenniumbcp.pt ocupa a segunda posição, com 195 mil utilizadores únicos, registando uma subida de 2.1% face ao mês anterior. O terceiro lugar pertence ao domínio bes.pt, com 94 mil utilizadores únicos, evidenciando um decréscimo de 6% relativamente a Setembro.

Em número de utilizadores únicos, todos os domínios do top registaram quebras face a Setembro, com excepção do millenniumbcp.pt e do montepiogeral.pt, que protagoniza a maior subida, de 10%. O montepiogeral.pt posiciona-se agora na 5ª posição, com 44 mil utilizadores únicos. O bancobpi.pt protagonizou a maior baixa, de 21.4%, colocando-se agora na oitava (e última) posição deste top, com 33 mil utilizadores únicos.

Quanto ao número de páginas visitadas, o top é igualmente encabeçado pelo domínio cgd.pt, que regista mais de 18 milhões, sensivelmente o mesmo valor que no mês anterior. O millenniumbcp.pt ocupa igualmente a segunda posição, com 7,3 milhões, embora tenha baixado 5.2% relativamente ao mês anterior. O terceiro lugar pertence ao bpinet.pt, que protagoniza o maior aumento face a Setembro, com mais 30.8%, registando 3 milhões de páginas visitadas.

Nesta tabela, a maior subida relativamente a Setembro foi, como referimos, protagonizada pelo domínio bpinet.pt, que aumentou 30.8%. Pelo contrário, a maior quebra foi observada no domínio bancobpi.pt, que desceu 28.7% face ao mês precedente.

Uma análise por grupos financeiros revela que a liderança em número de utilizadores únicos (220 mil, em Outubro) e em número de páginas visitadas (perto dos 19 milhões) pertence ao Grupo CGD. O segundo lugar é ocupado pelo Grupo BCP, que, regista 200 mil utilizadores únicos em Outubro e 10 milhões de páginas visitadas. Em terceiro em número de utilizadores únicos, posiciona-se o Grupo BES, que regista 110 mil utilizadores únicos e 2,2 milhões de páginas visitadas. O Grupo BPI ocupa o quarto lugar em número de utilizadores únicos mas o terceiro em número de páginas visitadas, com 82 mil utilizadores únicos e 3,3 milhões de páginas visitadas. A quinta posição é ocupada pelo Grupo Totta, com 75 mil utilizadores únicos e 1,6 milhões de páginas visitadas. Finalmente, o último lugar é ocupado pelo Grupo Montepio Geral, que regista 44 mil utilizadores únicos e 1,4 milhões de páginas visitadas.

Em número de utilizadores únicos, a maior subida face a Setembro foi protagonizada pelo Grupo Montepio Geral, com mais 10%. A maior descida neste indicador foi do Grupo BPI, com menos 18%. Quanto ao número de páginas visitadas, a maior subida foi precisamente do Grupo BPI, que cresceu 23.5%. A maior descida pertenceu ao Grupo Totta, que baixou 22.9% relativamente a Setembro.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais