Mais de 2 milhões com cartão de crédito

Grupo Marktest,  10 fevereiro 2005

São mais de dois milhões os portugueses que possuem cartão de crédito, de acordo com os resultados globais de 2004 do estudo Basef Banca, da Marktest.

O Basef contabiliza mais de dois milhões de indivíduos que possuem cartão de crédito, um número que corresponde a 28.5% dos residentes no Continente com 15 e mais anos e que possuem conta bancária.

Esta é a maior taxa dos últimos cinco anos. Em 2000, eram 26.9% dos bancarizados os que possuiam cartão de crédito, um valor que se manteve relativamente estável até 2003 e que em 2004 assiste a uma subida de 2.5 pontos percentuais face ao ano precedente.

A penetração deste produto é maior junto dos indivíduos do sexo masculino, dos que têm entre 35 e 44 anos, dos residentes na região da Grande Lisboa e dos que pertencem às classes sociais alta e média alta.

Entre os homens bancarizados, a posse de cartão de crédito sobe para os 34.6%, face aos 22.7% de mulheres bancarizadas que também possuem este meio de pagamento. Da mesma forma, os bancarizados com idades comprendidas entre os 35 e os 44 anos são os que apresentam maior taxa de posse de cartão de crédito, de 42.6%. Também nos bancarizados da região da Grande Lisboa o valor é superior à média, situando-se nos 36.9%. Junto das classes alta e média alta a posse de cartão de crédito atinge os 52.6%.

O Basef Banca, indica ainda que 24.3% dos possuidores de cartão de crédito diz não o utilizar e que 59.4% dos que utilizam o cartão o fazem para pagar compras em hipermercados e supermercados.

A análise realizada teve como base os resultados do ano de 2004 do estudo Basef Banca, da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais