A blogosfera em 2004

Grupo Marktest,  9 fevereiro 2005

Durante o ano de 2004, os internautas portugueses passaram mais de 840 mil horas a navegar em páginas de blogs, quando em suas casas acederam à internet. Os números são do estudo Netpanel meter da Marktest.

O número de residentes no Continente com 4 e mais anos que acederam a páginas de blogs durante o ano de 2004 situou-se nos 602 000. Este valor representa 36.9% do total de internautas desse ano.

Durante este período, foram visitadas mais de 57 milhões de páginas de blogs, uma média de 95 por utilizador. O tempo total de navegação ultrapassou as 842 mil horas, uma média de 1 hora e 24 minutos por utilizador.

O mês de Dezembro constituiu o mês mais activo neste tipo de sites, com a visita de 220 mil utilizadores únicos. Depois de se terem registado valores próximos dos 195 mil visitantes diferentes nos primeiros dois meses do ano, as visitas a estes sites baixaram nos meses seguintes. Em Setembro, começa a evidenciar-se uma tendência de crescimento, que atinge o seu pico no último mês do ano.

Uma análise do perfil dos visitantes de blogs aponta para o predomínio do sexo masculino (68.9% dos visitantes destes sites são homens e 31.1% são mulheres). Os escalões etários mais representados são entre os 15 e os 34 anos, que constituem 63.9% do total de visitantes. Por classes sociais, predominam os indivíduos das classes alta e média alta, que representam 47.7% dos "bloguistas", sendo a região da Grande Lisboa a mais representada, já que aí residem 32.1% dos visitantes destes sites.

Durante o ano de 2004, o site que mais visitantes captou foi o www. blogger.com, que recebeu 193 mil utilizadores únicos. O www.photoblog.be foi o segundo mais visitado, por 115 mil utilizadores únicos. Em terceiro lugar posicionou-se o gatofedorento (gatofedorento.blogspot.com/www.gatofedorento.blogspot.com), que recebeu 77 mil visitantes diferentes.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais