ISO - Documento Standard para os Estudos de Mercado
Grupo Marktest,  24 março 2005
placeholder O ISO (International Organization for Standardization) é um organismo não governamental internacional (148 países), com sede em Genebra que tem desenvolvido um grande número de documentos/normas de procedimento com vista à standardização e qualificação dos procedimentos nas mais diversas áreas. Um dos documentos mais conhecidos é o ISO 9000.

A criação de um documento-padrão internacional (Draft International Standard for Market Research - DIS) para os estudos de mercado adveio da necessidade de harmonizar as metodologias de trabalho nos diferentes países. A responsabilidade da construção deste documento foi atribuída a um Comité Técnico do ISO.

É um facto que os estudos de mercado têm vindo a tornar-se uma indústria global, sendo por isso cada vez mais importante para os seus utilizadores, que esses estudos tenham uma uniformização a nível internacional. Para além disso, os próprios fornecedores de informação terão vantagens em produzir estudos que tenham qualidade reconhecida em qualquer mercado.

Após a publicação do DIS, os países terão até ao final do primeiro semestre de 2005, através dos respectivos organismos nacionais que fazem parte do ISO, a possibilidade de tecer comentários acerca deste documento, nos quais poderão salientar características específicas de cada país, que poderão contribuir para um documento mais completo a ser produzifo pelo Comité Técnico.

A previsão para a publicação da versão final deste documento é Março de 2006.

Para informações complementares consulte a página do "British Market Research Association" BMRA

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT afirma-se como a mais relevante Conferência de Management e Marketing da Europa.

    28 a 30 de junho de 2022

    QSP - Consultoria de Marketing

    Feira Internacional do Porto, Matosinhos

    info@qspsummit.pt

  • Data Science Analytics Course

    Curso online, dirigido a todos os profissionais e empresas de estudos de mercado, que queiram entender melhor o campo florescente da Data Science.

    30 de junho de 2022

    APODEMO em colaboração com a MRS

    apodemo@apodemo.pt