Quem navega na internet?

Grupo Marktest,  11 agosto 2005

Segundo o estudo Netpanel meter da Marktest, os internautas portugueses são sobretudo homens, indivíduos com idades entre os 15 e os 24 anos, residentes na região da Grande Lisboa, da classe social alta e média alta.

Mas o perfil dos utilizadores dos principais domínios portugueses não é o mesmo. Uma análise dos dados relativos ao primeiro semestre de 2005, mostra como o Sapo.pt é o domínio cujos utilizadores mais semelhanças têm com o universo de internautas. Dado ser este o domínio com mais representatividade, outra coisa não seria de esperar. Ainda assim apresenta algumas diferenças.

O sapo.pt foi o domínio que recebeu mais utilizadores únicos no primeiro semestre de 2005. Foram 1372 mil indivíduos os que visitaram este domínio, número que representa 88.5% dos internautas do período.

Nos seus utilizadores têm maior peso do que a média sobretudo os indivíduos entre os 25 e os 34 anos, os que têm mais de 44 anos, os residentes no Grande Porto e os indivíduos da classe média. Podemos assim dizer que existe uma maior afinidade destes indivíduos com o Sapo.pt. Pelo contrário, têm aqui menor representatividade do que no universo as mulheres, as crianças entre os 4 e os 14 anos e os indivíduos das classes sociais alta e média alta.

O clix.pt foi o segundo domínio português com mais utilizadores únicos, tendo ficado colocado na 6ª posição no ranking geral do semestre. Foram 1025 mil inidvíduos os seus visitantes, o que corresponde a 66.2% dos internautas deste período.

Os utilizadores do Clix.pt apresentam já maiores diferenças face ao universo de internautas. Tal como no Sapo.pt, têm aqui mais peso que no total os indivíduos entre os 25 e os 34 anos, os que têm mais de 44 anos, os residentes no Grande Porto e os pertencentes às classes sociais média baixa e baixa. Estão menos representadas as mulheres, as crianças entre os 4 e os 14 anos, os residentes no Sul e os pertencentes às classes sociais alta e média alta.

O iol.pt foi o terceiro domínio português mais visitado, por 937 mil utilizadores únicos, um número que representa60.5% dos internautas do período. O iol.pt colocou-se na 8ª posição no ranking geral.

Este domínio é, dos três em análise, o que apresenta maiores diferenças face ao universo, pelo grande peso que têm os seus utilizadores que residem na região do Grande Porto e do Litoral Norte, tal como os que têm entre 25 e os 34 anos e os indivíduos das classes sociais mais baixas e especialmente pelo menor peso que as crianças apresentam, bem como os residentes na Grande Lisboa, no Litoral Centro e Interior Norte e os indivíduos das classes sociais alta e média alta.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa