1,5 milhões de lares com cão

Grupo Marktest,  13 setembro 2005
   Glossário 

O estudo Consumidor 2004 da Marktest aponta para mais de 1,5 milhões de lares onde o cão marca a sua presença.

São 1 538 mil os lares de Portugal Continental com, pelo menos, um cão. Este valor representa 43.9% do universo de lares estudados e 69.8% dos lares que possuem, pelo menos, um animal doméstico.

Os dados do Consumidor indicam que tem havido nos últimos anos uma tendência para o crescimento do número de lares com a presença deste animal, passando de 1,3 milhões em 2002 para os 1,5 milhões em 2004.

No Interior Norte e no Litoral Norte, a presença no lar do maior amigo do homem é maioritária. Em 2004, 54.3% dos lares do Interior Norte possuem cão, tal como 51.3% dos lares do Litoral Norte. A região da Grande Lisboa é a que apresenta um menor número de lares com este animal, de 23.2%.

Os lares da classe média baixa são os que apresentam em maioria este animal de estimação, presente em 50.3% destes lares. Da mesma forma, ele está presente em 51.6% dos lares cujo chefe de família (Indivíduo que contribui com maior rendimento para o lar) exerce ocupação de trabalhador qualificado.

A análise do perfil sócio-demográfico dos lares que possuem cão mostra que 58.8% dos lares estão no Norte do Continente (Grande Porto, Interior Norte e Litoral Norte), 62.2% tem dona de casa (indivíduo responsável pelas compras para o lar) com idade superior a 44 anos, 61.3% pertencem às classes sociais média baixa ou baixa e em 57.3% destes lares o chefe de família (indivíduo que contribui com maior rendimento para o lar) é inactivo ou exerce ocupação de trabalhador qualificado.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor 2004 da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais