Hi5 lidera em páginas visitadas

Grupo Marktest,  15 setembro 2005

Em Agosto de 2005, o domínio hi5.com liderou em páginas visitadas, de acordo os resultados do estudo Netpanel meter da Marktest.

Em Agosto, 1 232 mil portugueses com 4 e mais anos navegaram em suas casas na internet, o que representou um decréscimo de 2.9% relativamente ao mês anterior e um aumento de 0.1% face ao mesmo mês de 2004.

Nesse mês, foram visitadas perto de 1,2 mil milhões de páginas, menos 10.6% do que em Julho de 2005, mas mais 31.6% do que no mês homólogo do ano anterior. Cada utilizador viu, em média, 972 páginas, menos 8.0% do que em Julho e mais 31.5% do que em Agosto de 2004.

O número de horas de navegação mensal superou as 10,5 milhões, o que representou uma diminuição de 12.1% face ao mês anterior, mas um acréscimo de 16.3% face ao período homólogo de 2004.

O tempo despendido a este meio situou-se nas 8 horas e 34 minutos por utilizador, evidenciando um decréscimo de 9.5% face a Julho e um aumento de 16.0% relativamente a Agosto de 2004.

O sapo.pt mantém-se como o domínio com mais utilizadores únicos, visitado por 908 mil indivíduos. O msn.com também segue na segunda posição, com 834 mil utilizadores únicos. Em terceiro, está o google.pt, com 811 mil utilizadores únicos.

Em utilizadores únicos, a maior subida face a Julho ocorreu no tmn.pt, que aumentou 23.0%, para os 246 mil (14ª posição). Pelo contrário, o blogspot.com protagonizou a maior descida, de 9.5%, para os 267 mil (13ª posição).

Quanto a páginas visitadas, a liderança é agora do hi5.com, uma comunidade virtual que permite "fazer amigos e partilhar ideias" online. Este domínio registou 82 milhões de páginas visitadas, subindo da terceira posição para o primeiro posto desta tabela.

Uma análise do padrão de utilização deste site em Agosto, mostra uma curva tendencialmente semelhante ao total do meio internet, com predomínio dos indivíduos do sexo masculino, que se destacam especialmente no período nocturno.

Analisando o perfil dos utilizadores deste domínio no mesmo mês, vemos que na composição da sua audiência têm mais peso que na média do universo de internautas nacionais os indivíduos entre os 15 e os 24 anos (que aqui têm quase o dobro da sua representatatividade a nível nacional), bem como os pertencentes às classes sociais média baixa e baixa.

Pelo contrário, no perfil de utilizadores deste domínio no mês de Agosto estão menos representados do que na média do universo os restantes grupos etários, bem como os indivíduos das classes sociais alta e média alta.

Por região, o perfil deste domínio regista menores desvios relativamente à média, embora com maior peso dos residentes nas regiões da Grande Lisboa, Grande Porto e Sul e menor peso dos residentes nas restantes regiões do Continente.

Por género, registam-se ainda menos diferenças em relação à média do universo, com as mulheres a terem neste domínio um peso relativamente superior a ela.

Na segunda posição em número de páginas visitadas em Agosto está o msn.com, com quase 74 milhões. O google.pt ocupa a terceira posição, com 72 milhões de páginas visitadas e o sapo.pt, a quarta, com 64 milhões.

Face ao mês anterior, a maior subida em páginas visitadas foi registada no ebay.com, que mais do que duplicou, registando 7 milhões de páginas e um crescimento mensal de 117.3%. No msn.com observou-se, pelo contrário, a maior descida mensal, com uma quebra de 16.3%.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, um estudo que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de utilização doméstica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais