Governo ocupa 10% dos noticiários

Grupo Marktest,  13 setembro 2005

Nos primeiros seis meses de governação de Sócrates, o Governo enquanto instituição ocupou 10% da grelha dos noticiários regulares, de acordo com dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Foram 3302 as notícias emitidas nos "jornais" regulares da RTP1, 2:, SIC e TVI que tiveram o Governo como tema no período compreendido entre 12 de Março e 11 de Setembro de 2005. Este número representa 8.4% do total de notícias então emitidas.

Neste período, o terceiro e o quarto mês de governação (de 12 de Maio a 11 de Julho) foram aqueles onde mais notícias foram divulgadas sobre o Governo, num total de 1439 peças.

Nessa altura debatiam-se questões como os resultados da Comissão Constâncio, as suas divergências com o anterior ministro relativamente ao valor do défice público, as primeiras medidas anunciadas por Sócrates para combater o défice orçamental (nomeadamente, acumulação de reformas, fim de reformas antecipadas e reestruturações nos sistemas de saúde da Administração Pública). Discutem-se também questões internacionais como o não da França e da Holanda ao referendo sobre a Constituição europeia, que levou posteriormente ao seu adiamento noutros países. É também nesta fase que se iniciam os protestos de várias camadas sociais contra o Governo e algumas das medidas anunciadas, nomeadamente professores e polícias, a que se soma a manifestação de protesto em Lisboa promovida pela CGTP.

Nestes primeiros seis meses, o Governo ocupou mais de 115 horas de informação regular, um número que corresponde a 10% do total emitido no período. Entre 12 de Maio a 11 de Julho, a instituição governativa ocupou perto de 50 horas de informação destes canais, o valor mais elevado do período em análise.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido entre 12 de Março e 11 de Setembro de 2005, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais