eGovernment ainda virtual em Portugal

Grupo Marktest,  7 fevereiro 2006

Segundo os resultados de um inquérito realizado pela Marktest em 2005, a oferta de serviços autárquicos online está ainda longe da realidade portuguesa. São dados exclusivos contidos na análise Os Concelhos Portugueses 1995-2005.

A análise dos resultados do inquérito que a Marktest realizou junto das Câmaras Municipais mostra que há ainda um importante caminho a percorrer pelas autarquias nacionais, sobretudo no que diz respeito à disponibilização de serviços online.

Se a maioria dos municípios que responderam a este inquérito tem presença na web e lhe atribui grande importância, também é verdade que a maioria das funcionalidades que esses sites oferecem às empresas e cidadãos estão muito focadas nas componentes da divulgação* e da informação*.

A prestação de serviços em linha e o "governo electrónico" (o eGovernment*) estão ainda longe da realidade portuguesa. Das respostas obtidas, apenas 16.5% dos sites autárquicos permitem a consulta online de processos de licenciamento ou outros, 9.2% permitem a entrega online de pedidos de licenciamento ou atestados e 1.8% o pagamento online de serviços municipais.

Na utilização das ferramentas de informação e comunicação, os resultados do inquérito indicam que a maioria dos funcionários camarários utiliza computador e tem acesso à internet no local de trabalho. Uma análise por categorias profissionais mostra ainda que estes números são significativamente mais elevados junto das funções administrativas, técnicas e de gestão, o que representa uma evolução positiva desta realidade.

Para obter mais detalhes sobre esta análise, consulte o seguinte link e veja a brochura de apresentação. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

*NOTAS:

Componente de informação
Engloba as seguintes funcionalidades: contactos da autarquia, contactos dos serviços de emergência, organograma da autarquia, actas das Assembleias Municipais, informação sobre alterações de trânsito, Informação sobre ofertas de emprego na Autarquia.
Componente de Divulgação
Engloba as seguintes funcionalidades: agenda cultural, visita virtual do município, mapas interactivos.
Componente de Interacção
Engloba as seguintes funcionalidades: motor de pesquisa, forums de discussão, inquéritos online.
Componente de eGovernment
Engloba as seguintes funcionalidades: consulta de processos, entrega online de pedidos de licenciamento ou atestados, entrega online de candidaturas de emprego, pagamento online de serviços municipais.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais